Estudante da UFLA organizou o Primeiro Encontro do Orgulho Crespo em Lavras

encontrocrespocapa
Orgulho racial – Foto: Sebastião Filho

O estudante de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atleta do Cria Lavras, Cleyson Duarte, mais conhecido como Zulu, organizou o Primeiro Encontro do Orgulho Crespo em Lavras.

Aproximadamente 200 pessoas compareceram ao evento, realizado na Praça Doutor Augusto Silva, na região central de Lavras, na tarde de segunda-feira (7/9).

“A ideia surgiu em uma conversa informal sobre empoderamento negro, o evento da marcha do orgulho crespo e do afropunk, que é um evento de cultura negra com bastante visibilidade. Com isso surgiu a ideia de fazer um encontro semelhante em Lavras”, comenta Zulu, destacando que teve a contribuição fundamental de Pablo Diego, integrante da trupe de teatro Causart.

Assim, ele criou um evento na rede social, que em poucos dias alcançou um grande número de pessoas que simpatizaram com a iniciativa e confirmaram presença. Para Zulu, o objetivo foi “encrespar homens e mulheres, resignificando o termo crespo, tendo o cabelo como meio de afirmação de identidade e cultura”.

momento de interação entre os participantes das mais variadas etnias e ideologias. Foto: Sebastião Filho

O evento teve início por voltas das 16 horas e superou as expectativas. Voluntários promoveram oficinas de turbantes, trança raiz e pinturas, tudo embalado com muita música temática. Além disso, o encontro proporcionou um momento de interação entre os participantes das mais variadas etnias e ideologias.

Durante o evento, outros estudantes da UFLA também participaram: Clara Mitre e Leticia Nara fizeram os registros, Marcos Diniz e Lorrayne Gabriele ajudaram na narração, e Fernanda Senna no som.

Ainda de acordo com “Zulu” Gleyson, este foi o ponto de partida para a realização de outros eventos que reforçam a identidade e a cultura dos povos afrodescendentes.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com informações de Sebastião Filho, que auxiliou na organização do evento.