Autor do livro ‘Física mais do que divertida’ estará na UFLA e ministrará palestra com demonstrações

Física mais que divertida - Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo - autor Eduardo de Campos Valadares
Física mais que divertida – Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo – autor Eduardo de Campos Valadares

O professor Eduardo de Campos Valadares, autor do livro “Física mais do que divertida” estará na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nesta sexta-feira (11/9) e ministrará palestra no Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) para celebrar os 15 anos da publicação.

Durante a palestra será apresentada uma retrospectiva das ações que culminaram com a publicação do livro “Física mais que divertida”.  Serão abordados projetos ligados à física do dia a dia e à tecnologia atual, oficinas de projetos, shows de ciências e exposições interativas em espaços informais. Serão realizadas algumas demonstrações, com a participação do público, visando ilustrar a importância da criatividade e da motivação para o ensino da física.

Professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Valadares teve sua obra traduzida para o inglês, alemão, espanhol, basco e turco. Ele estará na UFLA para a quinta defesa de dissertação do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, de José Amilton Fernandes. O estudo teve a orientação do professor Ulisses Azevedo Leitão e coorientação do professor Gilberto Lage.

Com o tema “Balança de Ampère-Faraday: uma estratégia para discutir conceitos de campo e força magnética”, a dissertação de José Fernandes segue aos princípios defendidos pelo professor Eduardo Valadares. Ele apresenta uma proposta para o ensino dos fundamentos de eletromagnetismo de forma experimental e desafiadora no Ensino Médio. Além da dissertação, o autor desenvolveu um equipamento que permite a observação da força magnética pelo estudante e é adequado ao uso nas escolas públicas, pois o projeto é livre e a dissertação apresenta as etapas para a sua construção.

A palestra será realizada às 13h30, no auditório do Departamento de Ciências Exatas. A entrada é gratuita e aberta ao público. Às 15h30, no mesmo local, será iniciada a defesa de Mestrado.