Profissionais do DED/UFLA estiveram presentes no Fórum Sul-Mineiro realizado em Varginha

FORUM_DED (1)
Equipe da UFLA no Fórum Sul-Mineiro de Educação Infatil, em Varginha.

O município de Varginha sediou, na última quinta-feira do mês de agosto (27/8), a 112ª reunião do Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil, que teve o tema “Rede de Proteção Social”. Iniciando o encontro, o prefeito ressaltou a importância de a Universidade Federal de Lavras (UFLA) ser parceira do município na área da educação.

O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil é coordenado pela professora do Departamento de Educação (DED) Cláudia Ribeiro. A equipe também é composta pelos seguintes professores do DED: Carolina Alvarenga, Vanderlei Barbosa, Erica Medeiros Tavares, Ana Paula Silva, Pryscilla Duarte e Elisangela Brun, assim como pela mestranda Kátia Martins.

Na abertura do evento, houve uma apresentação musical com jovens do Programa Profissionalizante Adolescente Consciente (Propac), além de uma peça teatral da Branca de Neve, com crianças do Cemei Nossa Senhora das Graças.

FORUM_DED (3)
Peça teatral apresentada por crianças do Cemei Nossa Senhora das Graças.

O psicólogo Thiago Bellato de Paiva abordou a Rede de Proteção e, logo após, integrantes de diferentes instituições (CRAS, CREAS, CAPS I, CAPS-AD, Conselho Tutelar, da Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia da Mulher, e Rede Municipal de Ensino) expuseram as suas experiências nesse contexto.

A professora Cláudia Ribeiro destacou a importância da Rede de Proteção e ressaltou o cuidado com as crianças, citando que o objetivo principal do Fórum é o de abordar o que as pessoas devem fazer no processo educativo.

O próximo Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil será realizado no município de Guaxupé na última quinta-feira de setembro (24/9) e terá como tema: Infância e seus Direitos.

Saiba mais sobre a iniciativa em:http://www.ded.ufla.br/forumsulmineiro

 Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com informações de Fátima Ribeiro (Tatinha).