Doutoranda da UFLA recebeu o prêmio “Young Scientist Award‏” em simpósio na Suécia

Professora Vanessa Souza, doutoranda Jéssica Rodrigues e professora Ana Carla Pinheiro: reconhecimento pelos estudos desenvolvidos na UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve o seu nome destacado no 11th Pangborn Sensory Science Symposium, realizado nos dias 23 a 27 de agosto, em Gotemburgo – Suécia.  As professoras Ana Carla Marques Pinheiro e Vanessa Rios de Souza, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA), e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, Jéssica Ferreira Rodrigues, apresentaram sete trabalhos científicos.

Além disso, Jéssica Rodrigues foi contemplada com o prêmio “Young Scientist Award‏”. A doutoranda premiada cursou a graduação em Engenheira de Alimentos (2013) e o Mestrado em Ciência dos Alimentos (2015) na UFLA. Ela é orientada pela professora Ana Carla Pinheiro e seus estudos têm ênfase na análise sensorial de diferentes produtos.

O processo de seleção para o “Young Scientist Award‏” baseou-se na qualidade dos trabalhos apresentados, bem como no currículo da jovem pesquisadora.  O reconhecimento incluiu a concessão de uma bolsa, além de inscrição, jantar de gala, passagens aéreas e alojamento para os pesquisadores premiados.

O congresso abordou a temática Ciência Sensorial e do Consumidor, convidando os participantes a refletirem sobre os futuros desafios de um mundo sustentável, onde a interação entre os seres humanos e produtos, alimentos e não alimentos, serviços e tecnologia é de extrema importância.

De acordo com a estudante, a Ciência Sensorial e do Consumidor é um campo interdisciplinar que precisa ser continuamente desenvolvido e, por isso, o comitê organizador do Simpósio buscam estimular os jovens cientistas em estudos na temática.

Para a professora Ana Carla, o evento é importante para estimular os pesquisadores dessa área, permitindo a troca de informações em diferentes linhas e a complementariedade de ideais para novos estudos. Além disso, o prêmio conquistado pela doutoranda representa um reconhecimento aos estudos em desenvolvimento na Universidade. Entre os trabalhos apresentados, resultados de estudos para redução de sal nos alimentos, atributos de qualidade de azeites de oliva, atributos sensoriais do chocolate e análise sensorial da cachaça.

Trabalhos apresentados:

• Tds data evaluation by parallel factor analysis (parafac) and sensory acceptance evaluation for the establishment of quality attributes of brazilian olive oil J.F. Rodrigues*, C.A. Nunes, D.M. Tovar, D. Nozaki, A.E.C. Goulart, L.F.O. Silva, A.C.M. Pinheiro
  • Temporal dominance of sensations (tds) of chocolate: What is a good panel? J.F. Rodrigues*, C.A. Nunes, V.R. Souza, J.D.S. Carneiro, A.C.M. Pinheiro
  • Temporal dominance of sensations of chocolate bars with different cocoa contents: A multivariate approach to assess tds profiles J.F. Rodrigues, J.P.F. Condino, C.A. Nunes, A.M. Pinheiro*
  • Microparticulate salts mixture: A sodium reduction alternative for shoestring potatoes
    D.M. Rodrigues, V.R. Souza, J.M. Farinassi, C.A. Nunes, A.C.M. Pinheiro*
  • Multiple-sip TDS correlated with acceptance test: A study about special beers
    S.C. Corrêa, M.N. Ribeiro, J.P. Pinto, T.M. Vichi, V.R. Souza*, A.C.M. Pinheiro
  • Salting potency and time-intensity profile of microparticulated sodium chloride in shoestring potatoes – T.V.M. Freire1, V.R. Souza*1, D.O. Freire1,2, C.S. Gonçalves1, J.D.S. Carneiro1, C.A. Nunes1, A.C.M. Pinheiro1
  • Sensory analysis of cachaça stored in different amazon woods
    S.C. Corrêa, D.M. Rodrigues, J.P. Pinto, L.Z. Benedito, V.R. Souza, A.C.M. Pinheiro*