Coffee of The Year 2015: equipe da UFLA fará a seleção dos melhores grãos para a Semana Internacional do Café

cofee-of-the-yearUm dos eventos mais aguardados da Semana Internacional do Café 2015 (SIC), realizada de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, é a Sala de Cupping&Negócios e Coffee of The Year 2015. Amostras nacionais de café, enviadas por produtores de todo o País, serão selecionados para que os visitantes da feira tenham a oportunidade de degustar e votar no melhor café do ano. Os produtores vencedores receberão menção honrosa e o campeão será anunciado e premiado.

Até o dia 4/9, os produtores de café de todo o Brasil poderão mandar amostras dos seus produtos, dos quais 10 serão selecionados pelo público presente. A seleção destas amostras será feita por uma comissão de provadores da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), especificamente no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O trabalho de classificação tem a coordenação da professora Rosemary Gualberto Pereira.

A iniciativa este ano tem o apoio da InovaCafé – Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, da UFLA

Para compor a mesa de prova, os produtores devem enviar amostras das espécies Coffea arabica ou Coffea canephora – produzidas em território brasileiro, que passam pelo mesmo processo de torra, dentro dos padrões de cupping profissional. A análise segue os protocolos da Specialty Coffee Association of America (SCAA). A avaliação sensorial classificará o café quanto aos critérios: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade da bebida.

Os interessados em enviar sua amostra de café para Sala de Cupping & Negócios e Coffee of the Year 2015 poderão se inscrever até o dia 4 de setembro pelo site.

Endereço para envio das amostras

Polo de Tecnologia em Qualidade do Café – inovacafé/ufla: campus universitário, caixa postal 3037,  cep 37200-000

O evento

Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento acontece na capital do maior Estado produtor do Brasil – Belo Horizonte – e apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

O evento é hoje uma das principais ações de promoção do café de Minas Gerais e do Brasil e tem como foco desenvolver o mercado brasileiro e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o mercado interno e para os países compradores além de potencializar ao máximo o resultado econômico e social desse setor.

A SIC é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – FAEMG, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura.

galeria_15264_0320202532