Treinamento no sistema Siape é realizado na UFLA com a participação de outras instituições

O programa objetiva atender de forma ágil e com otimização de recursos às demandas de capacitação

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal de Lavras (PRGDP/UFLA) realizou nesta semana um treinamento no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). Participaram servidores da UFLA, e das universidades federais de São João Del Rei (UFSJ), Itajubá (Unifei), Alfenas (Unifal) e Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas).

O curso faz parte do Programa de Multiplicadores de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento (MPGO), que conta com profissionais certificados para o treinamento de servidores em atuação em todo o Brasil.

A servidora da UFLA Viviane Naves de Azevedo, coordenadora de Cadastro e Controle de Pessoal/PRGDP/UFLA, que ministrou o treinamento do Siape. Ela foi certificada pelo MPOG no final de 2010 e, desde então, atua na área de Siape Cadastro, treinando servidores dessa área em diversas instituições do País.

A servidora da UFLA Viviane Naves de Azevedo Resende ministrou o treinamento

De acordo com a servidora, o programa objetiva atender de forma ágil e com otimização de recursos às demandas de capacitação nas ferramentas e nos processos de gestão de pessoas do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – SIPEC.

O treinamento foi realizado de 24 a 28 de agosto, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas, no Departamento de Ciências da Computação, no Laboratório de Informática.

Siape é um sistema de abrangência nacional criado com a missão de integrar todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos servidores públicos. Hoje, o Siape é um dos principais sistemas estruturadores do governo e é responsável pela produção das folhas de pagamento dos mais de 200 órgãos federais.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA