UFLA será agraciada com o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas

selo-CFBIOA Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as 11 instituições brasileiras que receberão o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas. Mais de 80 Instituições de Ensino Superior (IES) foram pré-selecionadas para a 1ª edição dessa distinção, criada pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio), com o intuito de valorizar o ensino de Ciências Biológicas no Brasil e pela qualificação de seus egressos.

A cerimônia de outorga do Selo acontecerá na noite do dia 10 de setembro, durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, que será realizado em Brasília. Os coordenadores dos cursos agraciados receberão troféu e certificado. Representando a UFLA, o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Marconi Souza Silva, participará da cerimônia.

O Selo CFBio de Qualidade foi criado por meio da Resolução nº 352/2014 e a outorga do Selo foi regulamentada pela Portaria nº177/2015.

Os indicadores de avaliação utilizaram como base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) atualizados, os Instrumentos de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) e a atuação profissional dos egressos. O Selo CFBio de Qualidade será concedido, a cada dois anos, aos Cursos de Graduação de Ciências Biológicas que atingiram a pontuação estipulada para cursos de excelência.

A iniciativa do CFBio representa a missão do Conselho, que busca zelar pela formação e pelo bom conceito dos que exercem a profissão de Biólogo, de forma que possam estar qualificados para atuar seguindo os princípios éticos e de excelência profissional.

Confira a programação completa do Fórum 

O curso de Ciências Biológicas da UFLA visa a formar profissionais com capacitação para o atendimento das crescentes demandas relacionadas à conservação da diversidade biológica e adequação ambiental de processos e serviços, produção de pesquisa básica nos campos da biologia celular e molecular, fisiologia, genética, ecologia, botânica, zoologia, microbiologia, com vistas à interação com profissionais de áreas consideradas aplicadas e de geração de tecnologia. Para atender a essa formação, são desenvolvidas atividades que compreendem aulas expositivas e práticas em campo e laboratórios de biologia, microscopia, química, informática, geologia e visitas a reservas biológicas. Tais profissionais estarão habilitados para atuar em instituições de pesquisa e/ou ensino, museus, herbários, biotérios, indústrias, empresas de consultoria, órgãos de saneamento, preservação do ambiente, parques, jardins zoobotânicos e órgãos governamentais.