Semana de Ciência, Cultura e Arte terá início nesta sexta-feira (28/8)

Abertura oficial, culto ecumênico, teatro e show do Teatro Mágico

teatro-semanaPara celebrar os 107 anos de atuação e consolidação como uma das mais importantes instituições de ensino do País, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) convida toda a sociedade para a programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte, de 28 de agosto a 5 de setembro.

Além dos shows que serão realizados no Estádio da UFLA, a programação da Semana de Aniversário inclui atividades para diferentes públicos e deverá agradar tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade de Lavras. Na sexta-feira (28/8), haverá a abertura oficial, no Pátio da Reitoria, seguida por culto ecumênico (Capela), em ação de graças por mais um ano de realizações.

Cultura no câmpus

A programação cultural também terá início nesta sexta-feira, com a apresentação da peça teatral A Flor de Manacá, da Cia Teatral Manicômicos, de São João del-Rei. O grupo mantém uma investigação e uma produção teatral ininterrupta desde 1998, sendo responsável pela criação de quatorze espetáculos que alcançaram milhares de pessoas em ruas, praças, escolas, centros comunitários e teatros do país e do exterior. Na UFLA, em 2013, a Cia Teatral Manicômicos encenou o espetáculo Domdeandar, encantando o público na Cantina Central .

A Flor de Manacá é uma história de amor nascida em solo rude, embalada por canções de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, contada com humor e poesia em cima de uma lona de circo por sete atores e dois músicos. É uma adaptação livre da obra homônima inserida na Coleção Textos de Dramaturgia – Circo Teatro – Cena Minas – Org. J. Silva. O espetáculo é uma criação de Criação: Juliano Pereira e Orlando Talarico, concepção do Núcleo de Estudos em Artes Plásticas da Cia Teatral ManiCômicos e atores do espetáculo e direção de Juliano Pereira.

Teatro Mágico

´Teatro-MagicoA Trupe Teatro Mágico promete mais uma noite de poesia na abertura dos shows da Semana de Ciência, Cultura e Arte, na sexta-feira (28/8). Neste ano, traz a Lavras o espetáculo “O TUDO NUMA COISA SÓ”, turnê que comemora mais de uma década de atividades. Com um repertório que inclui músicas de toda a sua trajetória, além de seus grandes sucessos como “O Sol e a Peneira”, “O Anjo Mais Velho” e “Amanhã… Será”, entre outros.

Durante esses anos, o TM lançou quatro CDs de estúdio, três DVDs e um álbum ao vivo. Atuando na música de forma totalmente independente, tanto na produção como na venda e mesmo disponibilizando todo seu conteúdo para download gratuito, o grupo já vendeu mais de três milhões de CDs e mais de 450 mil DVDs na chamada “Lojinha”, um stand de vendas montado durante suas apresentações, além da Lojinha virtual (http://lojinhaoteatromagico.com.br)

Os números da internet também são surpreendentes: mais de 20 milhões de views no Youtube, 151 mil seguidores do Twitter, quase 19 mil no Instagram, mais de 1.071,000 milhões de likes na página oficial no Facebook e 158 mil seguidores no Google Plus.

O grupo é formado por Fernando Anitelli (voz, violão, guitarra), Daniel Santiago (guitarra e direção musical), Serginho Carvalho (contra-baixo), Rafael dos Santos (bateria), Ricardo Braga (percussão), Guilherme Ribeiro (teclados), e com as artistas performáticas Andrea Barbour e Kátia Tortorella.

A banda hoje tem a direção musical de Daniel Santiago, músico que já trabalhou ao lado de João Bosco, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, entre outros. O último álbum, Grão do Corpo, lançado em maio de 2014, evidencia uma fase de amadurecimento musical e a inclusão de sonoridades inéditas na trajetória do grupo. Nesse trabalho, a banda tece o seu universo lúdico com ares de transgressão, transitando entre o rock in roll, a disco club e influências assumidamente urbanas.

A programação cultural tem o apoio do Crea MG, Fibria,  Cooxupé, Laveli Fiat e Viva Veículos, Supermercados Rex, Ticle Imóveis,  Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Santa Casa de Misericórdia, Unimed e JP Móveis.