IsF/UFLA: NucLi comemora sucesso nas inscrições dos cursos presenciais de inglês

professores-nucli-alunos
Equipe do NucLi e estudantes dos cursos comemoram os resultados

Novas turmas dos cursos presenciais de inglês do Programa Idiomas Sem Fronteira (IsF) começaram suas atividades nesta quarta-feira (19/8) – na Universidade Federal de Lavras (UFLA) – já com motivos para comemoração . Vinte e três turmas foram preenchidas logo na primeira oferta. Para a confirmação da 24ª turma faltou apenas um inscrito, já que há exigência de um mínimo de dez estudantes para abertura de cada turma.

A coordenadora geral do IsF na UFLA, professora Norma Joseph, e a coordenadora Pedagógica, professora Maria Eugênia Batista, explicam que esse resultado representa a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido há quase dois anos. “Em 2014, fizemos três ofertas para que se completassem as turmas; no início de 2015, foram necessárias duas ofertas para completá-las; e, com as inscrições deste mês, chegamos a cobrir praticamente todas as turmas de uma só vez”, diz Maria Eugênia.

Para a professora Norma, o interesse da comunidade acadêmica pelos cursos vai ao encontro de todo o processo de internacionalização em curso na Universidade. “A maioria das turmas que estão iniciando os trabalhos possui o número máximo de alunos (20) e ainda há lista de espera. Atendendo a um público cada vez maior, poderemos auxiliar os estudantes no alcance da proficiência em língua inglesa e incentivá-los a novas vivências internacionais”, avalia.

Emocionadas com o resultado alcançado neste início de semestre, as professoras dizem que o histórico do Programa na UFLA tem sido de muito trabalho e esforço da equipe envolvida. “Acreditamos que, com o tempo, as pessoas estão tendo mais acesso às informações sobre o Programa. Outro fator que colabora é o relato positivo dos integrantes das primeiras turmas, que têm aprovado o método de ensino e acabam divulgando o Programa entre os colegas”, comenta Maria Eugênia.

As aulas dos cursos do IsF são conduzidas por uma equipe de oito professores, bolsistas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além de beneficiar os estudantes que frequentam as aulas, o Programa traz bons resultados também para essa equipe. O professor João Vitor Lima Barbosa está há quatro meses nas atividades e relata que a experiência é um complemento importante à sua formação teórica. Ele concluiu em julho o curso de Letras na UFLA. “Tenho aprendido formas diferentes de ministrar as aulas e aumentado meu conhecimento no inglês acadêmico”, diz.

A maioria dos cursos que se iniciam em agosto terá duração de 48 horas. Há ainda os de curta duração (4 semanas, com 16 horas). As aulas serão ministradas no PV6 (salas 9a, 9b, 13a, 13b) até primeira quinzena de dezembro. Para que se inscrevessem, os membros do público acadêmico tiveram que apresentar seu resultado no teste Toefl ITP pelo Programa IsF.

Confira a Tabela de cursos de inglês – agosto/2015 – datas e horários

equipe-nucli
As monitoras bolsistas Ana Paula Machado, Maria Lara Alencar e Yasmin Fernandes também dão sua contribuição na organização das atividades do NucLi. Elas estão entre a professora Norma (à esq.) e a professora Maria Eugênia (à dir.).

Professora Norma ressalta que o crescimento da procura pelos cursos é reflexo também do apoio que o Núcleo de Línguas (NucLi) vem recebendo da reitoria e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, também comemorou o fato. “Fico muito feliz com mais esse avanço”, enfatizou.

O que dizem os inscritos

O estudante de graduação Lucas Mariano de Jesus, que está no 6º período de Letras, frequentará, neste semestre, sua terceira turma no IsF. Ele conta que chegou à UFLA apenas com o pouco conhecimento de inglês que adquiriu na escola pública onde cursou o Ensino Médio. “Aprendi muitas coisas com o NucLi, que contribuíram muito para o meu desenvolvimento e aprimoramento nas disciplinas de inglês que fiz no curso”.

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo Ediu Carlos da Silva Jr. também é veterano: está na segunda turma. Ele tem planos de complementar a formação no exterior e diz que os cursos do NucLi contribuem muito. “Eu preciso atingir fluência e desenvolver a conversação – acredito que, com as aulas, alcançarei esses objetivos”.

A metodologia utilizada nas aulas surpreende positivamente quem faz os cursos. O professor do Departamento de Ciências Florestais (DCF) José Reinaldo Moreira da Silva também já frequentou outras turmas e aprovou. “Comparo com outros cursos que fiz fora da UFLA, que tinham métodos cansativos. Aqui os resultados são melhores, com maiores ganhos, importantes para mim, que pretendo investir no pós-doutorado”.

Com horários diversificados, que buscam atender a diferentes públicos, os cursos foram uma boa opção também para a mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agroquímica Adneia de Fátima Abreu Venceslau. Ela fez um curso de 16 horas no período de férias, em julho, e já se prepara para iniciar os estudos em nova turma. “A comodidade de horários à noite e aos sábados é um fator que facilita nossa participação. Excelentes professores e um material didático muito bom também influenciam”, diz.