Ações da UFLA fortaleceram Semana Mundial do Aleitamento Materno em Lavras

AleitamentomaternoUFLA
Equipe da UFLA em ação educativa durante a SMAM.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), comemorada no mês de agosto, teve como tema a “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos”.

Os alunos do projeto de extensão Promoção ao Aleitamento Materno (Proama) e do Núcleo de Estudos em Saúde Materno Infantil, ambos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desenvolveram diversas atividades neste mês.

O projeto de extensão e o núcleo de estudos são coordenados pela professora Lilian Gonçalves Teixeira, do Departamento de Nutrição (DNU), em parceria com o Banco de Leite Humano de Lavras.

No primeiro domingo do mês (1º/8), os estudantes participaram de ações educativas na Praça Dr. Augusto Silva e, durante toda a semana, orientaram gestantes e mães sobre a importância do aleitamento materno no Centro Viva Vida.

Ainda em comemoração à SMAM, os estudantes participaram de uma tarde de palestras, realizada em 6 de agosto na Escola Municipal Padre Dehon, ocasião em que reforçaram a importância da alimentação saudável para gestantes e nutrizes. Além disso, abordaram os mitos e verdades envolvendo o aleitamento materno. As participantes também receberam orientações de fisioterapeuta, psicólogo e enfermeiro.

Camila Caetano e Thayná de Oliveira Carvalho, bolsistas ASCOM/UFLA