Em três dias, equipe da UFLA criou jogo eletrônico durante competição internacional

ninja-dccO desafio de criar um jogo em apenas três dias foi aceito e concluído pelo Núcleo de Interação de Novos Jogos Acadêmicos (Ninja), grupo de desenvolvimento de jogos da UFLA. Cinco desenvolvedores criaram, entre 17 e 20 de julho, o jogo “Guardians of the Milky”, durante participação na competição “Indies vs Gamers”. Esse desafio foi promovido pelo site Game Jolt, que hospeda e divulga jogos independentes.

Para participar, o Ninja desenvolveu “Guardians of the Milky” em 72 horas, desde as personagens à trilha sonora. Seguindo o tema proposto pelo evento (jogos Arcade), o jogo inspirou-se num clássico das máquinas de fliperama, “Space Invaders”, mas com seis personagens vacas. O jogador controla as seis vacas, que devem proteger seu planeta natal contra a invasão de alienígenas famintos. Cada uma das vacas possui uma arma de tiro específica, com a qual deve acertar os inimigos, impedindo uma invasão.

Após o curto período de desenvolvimento, o jogo foi disponibilizado ao público para votação durante uma semana – como os demais, desenvolvidos por mais de 500 equipes. Finalizada a votação, houve mais três dias para adaptações no game, que pode ser jogado diretamente no navegador (exceto o Google Chrome) ou baixado (há versões para Windows, Linux e Mac). Os cinco jogos que ficaram com maior pontuação serão temas de vídeos feitos por três especialistas em canais do YouTube – recebendo, assim, grande visibilidade.

Tela inicial, com instruções; e tela mostrando o ambiente do jogo.
Tela inicial, com instruções; e tela mostrando o ambiente do jogo.

Embora “Guardians of the Milky” não tenha ficado entre os primeiros colocados, a participação no desafio trouxe evoluções ao grupo: “O prazo curto fez com que agíssemos com foco e traçássemos metas”, conta o presidente do Ninja, André Tonelli. “A partir de agora, desenvolveremos melhorias para o jogo, dando-lhe um enredo e criando versões para computador e dispositivos móveis”, comenta ele.

A equipe de desenvolvedores contou com André Tonelli, Wilson Costa, Davi Amancio, Jeferson Tomazella e Fabrini Andrade. Todos cursam Ciência da Computação na UFLA, exceto Jeferson, que já se formou nesse curso. O Ninja, denominado Núcleo de Interação de Novos Jogos Acadêmicos, foi fundado em 2012 por estudantes da UFLA interessados no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Atualmente, o grupo possui três jogos já prontos e outro em desenvolvimento.

 

Jogue ou faça download de “Guardians of the Milky” aqui.

Saiba mais sobre o desenvolvimento dos games na página do Ninja no Facebook.