Cria conquista 40 medalhas na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais

CRIA Karen e Daniela nos 250m
Premiação dos 250m: Daniela (campeã) e Karen (vice-campeã).

Os atletas do Centro Regional de Atletismo (Cria) agregaram mais vitórias, neste ano, ao seu histórico de conquistas. Na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG – 2015), realizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, entre os dias 3 e 8 de agosto, o Cria esteve representado por 48 atletas e trouxe para casa 40 medalhas.

O saldo desta vez foi mais que positivo: foram 25 medalhas de Lavras (10 de ouro, 11 de prata e 4 de bronze), 4 medalhas de Itutinga, 1 de Itumirim, 7 de Bom Sucesso e 3 de Oliveira. O resultado representa todo o esforço do professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e técnico Fernando de Oliveira, com apoio da sua equipe. O professor afirma que a maioria dos trabalhos desenvolvidos nas cidades em que o Cria está representado são realizados por ex e atuais estudantes da UFLA. “É o sucesso do nosso modelo”, relata.

Segundo o professor Fernando, o desempenho dos atletas poderia ter sido ainda melhor. “A pista da Universidade de Uberaba era muito diferente daquelas em que treinamos, o que dificultou a atuação de nossos atletas”, afirma.

A etapa estadual dos Jogos Escolares contou com mais de 5.600 alunos, com idade de 12 a 17 anos. Desse total, 3.036 eram da rede estadual de ensino. Para facilitar a logística durante a competição, 35 escolas estaduais de Uberaba serviram de alojamento para os alunos.

Os estudantes participam de jogos nas modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Os jogos ocorreram em dois módulos: módulo I (com alunos de 12 a 14 anos) e módulo II (faixa etária de 15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino.

CRIA Pamela no heptatlo
Premiação heptatlo: Pâmela (campeã).

Os Jogos Escolares de Minas Gerais integram o Programa Minas Olímpica, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

O Cria apresentou alguns destaques nessa competição:

Módulo I (12 a 14 anos):

Karen Cristina: campeã da altura e vice-campeã nos 250m.

Eduardo Moreira: campeão dos 1000m.

Daniela da Conceição (BS): primeira colocada nos 250m e vice-campeã nos 75m.

Premiação salto em altura: Kathelyn, Sabrina e Ariely.
Premiação salto em altura: Kathelyn (campeã), Sabrina (vice-campeã) e Ariely.

Matheus Henrique da Silva (BS): ganhou ouro no salto em altura.

Gislaine Santos (BS) – campeã do lançamento do disco

Módulo II (15 a 17 anos):

Kathelyn Naiara: campeã no salto em altura e 100m com barreiras.

Sabrina Moreira: ouro nos 400m rasos e prata na altura.

Jardel Gregório: campeão do triplo e vice-campeã na altura.

Adrene Apostólico Pereira: campeão do salto em distância, com sua melhor marca 6,65 m e vice-campeão no salto triplo.

Pâmela de Paula: campeã do heptatlo (sete provas realizadas em dois dias).

Premiação nos 200m: Sthefany, de Bom Sucesso (campeã).

Jainy Santos: campeã do salto triplo.

Adrene Pereira: ganhou salto em distância e foi vice no salto triplo.

Sthefany Santos (BS): campeã dos 200m.

Pontuação final por escolas:

E.E. Benjamin Guimarães, de Bom Sucesso, ganhou o feminino no módulo I

E.E. Dora Matarazzo, de Lavras, ganhou o feminino do módulo II

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA
Premiação do salto triplo  feminino: Jaimy (campeã).
Premiação do salto triplo feminino: Jaimy (campeã).
Premiação no disco: Gislaine, de Bom Sucesso (campeã).
Premiação salto em Distância: Adrene ().
Premiação salto em Distância: Adrene (campeão).
CRIA equipe de Bom Sucesso
Equipe de Bom Sucesso
Premiação do salto triplo: Jardel (campeão).