Programa de bolsas de estudos na Europa – inscrições abertas para Reino Unido e Suíça

internacionalizacaoReino Unido

Estão abertas as inscrições para as bolsas de estudo Chevening, que oferece bolsas de mestrado, financiado pelo governo britânico com objetivo de desenvolver indivíduos talentosos de todo o mundo, os quais demonstram liderança e possuem potencial para crescer e atingir cargos de influência.

Os bolsistas atuam como embaixadores do Reino Unido, criando uma rede de atores e tomadores de decisão que queiram construir pontes entre o Brasil e o Reino Unido.

As bolsas são de no máximo um ano – em qualquer área e em qualquer universidade do Reino Unido. Não há limite de idade para se candidatar.

Os interessados devem se inscrever no site www.chevening.org até o dia 3 de novembro de 2015.

O que está incluso na Bolsa de Estudo?

Mensalidades;

Ajuda de custo para subsistência com valor fixo (para um bolsista);

Uma passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido;

Auxílios extras para cobrir gastos essenciais (incluindo visto).

Confira os temas de estudo:

– Políticas Públicas & Governança – Inovação, Planejamento, Transparência, Relações Internacionais e Justiça.

– Administração, Negócios & Indústria – Finanças, Comércio, Transporte, Energia, Engenharia, Economia Criativa & Digital (incluindo Gestão de Crises e de Projetos).

– Segurança e Defesa – Segurança Global e Multilateral, Segurança Cibernética, Defesa Digital, Crime Transnacional, Drogas, Conflitos e Desarmamento.

– Desenvolvimento – Sustentabilidade, Nutrição, Agricultura, Mudanças Climáticas e Direitos Humanos.

– Esportes e Legado Olímpico – Administração Esportiva e Legado de Grandes Eventos, incluindo saúde esportiva e áreas correlatas.

Suíça

A Embaixada da Suíça já comunicou a abertura das inscrições para o concurso de bolsas de estudos do terceiro ciclo para brasileiros para os seguintes formatos:

a) PhD: Candidatos interessados em programas de PhD: em uma universidade suíça (máximo de 3 anos);

b) Pós-doutorado: Pesquisadores que já possuem um PhD, que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doutorado em uma universidade suíça (12 meses).

c) Pesquisa: Candidatos já inscritos em programas nacionais de PhD, ou médicos que cursam especialização, que estejam interessados em fazer 12 meses de pesquisa em uma universidade suíça,

Os critérios de elegibilidade e mais informações sobre a chamada para o ano letivo de 2016-2017 estão classificados por países, na página de internet da Comissão Federal Suíça para Bolsas de estudo para estudantes estrangeiros (FCS) através do seguinte link:

State Secretariat for Education, Research and Innovation SERI

A data limite de entrega dos documentos exigidos para a candidatura é até 31 de outubro.

Maiores informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser solicitados diretamente na Embaixada da Suíça no Brasil por meio do e-mail: bra.bolsas@eda.admin.ch
Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA