Finalizada primeira rodada do desafio UFLA + com 4,5 mil ideias para a Universidade

ufla-mais-siteOs números substituem os adjetivos que poderiam descrever a primeira rodada do desafio UFLA +, lançado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 27 de maio deste ano. A primeira etapa foi finalizada no dia 31/7, registrando o envolvimento de 2.546 pessoas, com 4.496 ideias postadas, 352.187  curtidas e 155.858 comentários. A mobilização envolveu mais de 90% dos departamentos, setores e pró-reitorias, além de 105 organizações estudantis.

Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o resultado representa o esforço coletivo de estudantes, professores e técnicos administrativos, comprometidos com os ideais da universidade. “O objetivo de oferecer mais um espaço coletivo para a proposição de soluções que contribuam para uma gestão compartilhada foi atingido”, destaca Scolforo.

O comitê técnico do desfio está processando o resultado final e a lista com os premiados em cada categoria será divulgada no dia 12 de agosto. O edital do desafio prevê um prazo de dois dias para recurso.

Para o professor Paulo Henrique de Souza Bermejo, coordenador do Desafio UFLA +, os resultados foram sensacionais. “De fato, o que mais impacta, além da mobilização de toda a comunidade acadêmica, é o fato de as ideias já estarem em avaliação e em breve deverão contribuir para melhorias na Universidade”, enfatiza; lembrando que a UFLA está inovando diante de outras instituições educacionais de ensino ao utilizar o diálogo com a sociedade para prospectar e implementar inovações. “Isto é fantástico na gestão pública, sobretudo, em um momento de crescimento com austeridade fiscal”, finaliza.

Premiação

Qualquer pessoa, da comunidade acadêmica ou da comunidade externa podia participar dessa consulta pública, acessando o endereço www.uflamais.ufla.br. Os vencedores do desafio serão os três participantes que conseguiram mobilizar um apoio maior às suas ideias (obtendo maior número de curtidas e comentários). O primeiro colocado ganhará 4 mil reais; o segundo, 2 mil e quinhentos reais e o terceiro lugar, mil reais.

Além das premiações individuais, pró-reitorias, departamentos, setores da UFLA e organizações estudantis também serão premiados. A pró-reitoria, departamento ou setor classificada (o) em primeira colocação receberá o prêmio de R$100.000,00 (cem mil reais) e a organização estudantil classificada em primeira colocação receberá o prêmio de R$20.000,00 (Vinte mil reais), em créditos para empenho, conforme legislação vigente e normas operacionais previstas no Edital.

Os prêmios serão entregues em solenidade, ainda sem data definida.