UFLA recebeu a visita de John Paul McTague, pesquisador referência em biometria florestal

John Paul McTague (ao centro) visitou laboratórios no Lemaf
John Paul McTague (ao centro) visitou laboratórios no DCF

O professor John Paul McTague, que atua nas Universidades da Georgia e Estadual da Carolina do Norte (EUA), visitou os laboratórios do Departamento de Ciências Florestais (DCF) no dia 3/8. Ele foi recebido pelo reitor, professor José Roberto Soares Scolforo. Ambos trataram de parcerias em projetos que envolvem biometria florestal – área na qual o professor McTague é ativamente envolvido. Além das universidades, John Paul também é pesquisador da empresa Rayonier.

Uma das parcerias é desenvolvida por meio do programa TECHS (Tolerância de Eucaliptos Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico), que avalia a tolerância de 18 clones de eucalipto em 35 regiões brasileiras. O objetivo é realizar o zoneamento da capacidade produtiva do eucalipto, gerando estimativas mais realistas para as diferentes regiões, considerando as particularidades térmicas e hídricas de cada uma delas. A UFLA inseriu-se no projeto devido ao conhecimento gerado em biometria florestal e sensoriamento remoto, e visando a ampliação em cooperações internacionais. O projeto envolve instituições de pesquisa, universidades nacionais e estrangeiras e empresas.