Ex-aluno da UFLA é contemplado com Prêmio Fundação Bunge 2015

professor Diego FrançaDiego Antonio França de Freitas, ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e coordenador de tutoria do curso de Pós-graduação em Educação Ambiental (CEAD-UAB) desta Instituição, foi agraciado com o Prêmio Fundação Bunge 2015 na categoria Juventude, em que participaram diversos jovens que se destacam em seus campos de atuação.

“A UFLA foi a principal responsável por minha formação acadêmica, sendo que cursei a graduação em agronomia (2008), mestrado (2010) e doutorado (2013), no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo”, ressalta Diego.

O Prêmio é caracterizado como um dos principais do Brasil. Completando 60 anos, já homenageou diversas personalidades e pesquisadores relevantes para o progresso da Ciência e da Cultura do País, como Di Cavalcante, Carlos Chagas Filho, Oscar Niemeyer, Paulo Freire, Miguel Reale, Alexandre Fadigas de Souza, Érico Veríssimo, Jorge Amado e Rachel de Queiroz.

Neste ano, teve como temática a recuperação de solos degradados para a agricultura. “Fiquei muito contente com o prêmio, principalmente eu por ter sido indicado pela UFLA”, complementa Diego.

A área de atuação de Diego França é com relação à conservação do solo e da água. O ex-aluno da UFLA conta que participou de diversos grupos de pesquisa na sua vida acadêmica: “A UFLA abriu todas as portas para a minha formação. Como reflexo dessas pesquisas, foram publicados diversos trabalhos científicos, artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior”.

Diego também ressalta o incentivo que teve do professor Marx Leandro Naves Silva, do Departamento de Ciência do Solo da UFLA (DCS). “O Departamento possui um ambiente de interação entre os pesquisadores, uma facilidade de acesso à pesquisa e principalmente, está voltado para a real formação de pessoas. O professor Marx, meu orientador durante todas as etapas, possui elevada importância neste Premio, pois sempre garantiu as condições para a realização das pesquisas e sempre apoiou as novas ideias”.

O resultado da premiação foi anunciado na última sexta-feira, 24 de julho, após reunião do júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais. A cerimônia oficial de premiação será realizada no dia 30 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O Prêmio Fundação Bunge

Criado para incentivar as ciências, letras e artes, para homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos.

Neste ano, recebeu 167 indicações de 70 entidades acadêmicas e científicas brasileiras. Dois profissionais de cada área, com trabalhos relevantes relacionados aos temas “Recuperação de solos degradados para a agricultura” e “Saneamento básico e manejo de água” foram contemplados nas categorias Vida e Obra e Juventude.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA