Primeira dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Física é defendida

27 de julho de 2015, 4:43 pm , com 2.579 visualizações

Joseil apresenta sua monografia

O mestrando Joseil Carvalho Freire foi o primeiro participante do programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo UFLA, a defender sua dissertação de mestrado. No dia 24, ele defendeu seu projeto, intitulado: “Evolução dos conceitos de mundo: uma proposta de inserção da teoria da relatividade no Ensino Médio”. A defesa ocorreu no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX), às 15 horas.

Na cerimônia de abertura, a coordenadora do mestrado no polo UFLA, professora Iraziet da Cunha Charret (DEX), exaltou as novas perspectivas e oportunidades trazidas pelo mestrado para os estudantes de Física e professores. O coordenador do mestrado em âmbito nacional, professor Marco Antonio Moreira (UFRGS), mencionou a grandeza do desafio de lançar um mestrado em diversos polos pelo País, em 2013. “Hoje temos 47 polos e 750 alunos. Precisamos resgatar o ensino da Física na educação básica e o mestrado nacional é uma iniciativa nesse sentido”, disse. Já o pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Alcides Moino Júnior, afirmou que a ocasião é importante por demonstrar um fruto do programa de pós-graduação.

Docentes Iraziet (DEX), Marco Antonio (SBF) e Alcides (PRPG/UFLA).

A monografia apresentada descreveu a experiência de Joseil em apresentar a Teoria da Relatividade Restrita e a Teoria da Relatividade Geral a estudantes dos três anos do ensino médio em uma escola de Boa Esperança (MG). Como a Física Moderna é um tópico que tem influenciado a escolha da carreira, o mestrando optou por apresentar as teorias de Albert Einstein (cientista bastante popular) em aulas que contaram com vários recursos, inclusive o apoio de um livro em quadrinhos sobre a relatividade. Durante a defesa, Joseil ressaltou que considera ser possível modificar positivamente o ensino, trazendo atividades diferenciadas e utilizando linguagens mais acessíveis aos estudantes.

mestrado-fisica-palestra-leo

O prof. Marco Antonio durante sua palestra. Foto: Leonardo Assad.

O mestrando teve a orientação da professora Iraziet, que compôs a banca examinadora com os docentes Antônio Marcelo Martins Maciel (DEX), Amanda Castro Oliveira (DEX) e Marco Antonio Moreira (UFRGS). Antes da defesa, o professor Marco Antonio, coordenador do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), fez uma palestra, às 13 horas, sobre o tema “Aprendizagem significativa: uma ilusão perdida em uma cultura de ensino para testagem?”.

Sobre o Mestrado Nacional

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado para professores em exercício da educação básica, com ênfase em aspectos de conteúdos na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio da Capes e tem como objetivo coordenar diferentes ações e capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O polo da UFLA é coordenado pela professora Iraziet Charret. Também participam outros seis docentes do DEX. O Polo conta com 22 alunos, sendo 12 do primeiro edital (2013) e 10 do segundo (2014). Todos os discentes são professores da rede de educação básica de Minas Gerais vindos de diversas cidades da região de Lavras.

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA