Concluído o primeiro semestre dos Cursos de Português como Língua Estrangeira

Concluintes da turma PLE 2

Os cursos regulares de Português como Língua Estrangeira I e II (PLE I e PLE II) terminaram na primeira quinzena de julho. Foram 60 horas de aulas presenciais, em cada curso, além de atividades desenvolvidas a distância, através do AVA-Avançar.

Vinte alunos participaram do curso de Português como Língua Estrangeira II, no primeiro semestre de 2015. Já o curso de Português como Língua Estrangeira I contou com a participação de 18 estudantes.

Ambos são voltados para o desenvolvimento das habilidades comunicativas, sem deixar de enfatizar a estrutura gramatical da língua.

Concluintes da turma PLE 1

“Foi uma experiência muito produtiva para compreender a Língua Portuguesa. Além de melhorar a comunicação com outras pessoas, também me ajudou a conhecer a gramática. Agora, ficou mais fácil escrever relatórios, seminários, entre outros”- relata Carlos Eduardo Millones Chaname.

Os cursos continuam no início do segundo semestre. Haverá turmas para nível II e III. Está prevista também a oferta de um curso intensivo de PLE I. Os dias e horários do primeiro semestre deverão ser mantidos. Assim, os cursos ocorrerão as terças e quintas, nos intervalos do almoço e do jantar.

É válido ressaltar que também foi oferecido às turmas o curso de extensão Aquarela Cultural I. Esse faz parte do projeto de extensão UFLA Mundi – Aquarela Cultural, que tem o objetivo de sensibilizar os discentes estrangeiros com relação às diferenças culturais. Além de promover o entendimento da realidade brasileira e fortalecer os vínculos afetivos.

“Com o curso de extensão podemos perceber que, além de termos nacionalidades diferentes, existem muitas coisas que nos unem como verdadeiros irmãos”- comenta Yojana Irina Menéndez Rivero.

Para participar dos cursos regulares de Português como Língua Estrangeira, basta incluir a disciplina em seu plano de curso no período de matrícula.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/ UFLA