Núcleo de Estudos em Fitopatologia da UFLA completa 15 anos

nefit-sala
Sala do Nefit

O Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma entidade sem fins lucrativos, vinculado ao Departamento de Fitopatologia, destinado a pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados. Neste ano o Nefit completa 15 anos, sempre promovendo eventos que contribuem para um melhor aproveitamento dos conhecimentos gerados nessa área.

Em 2003, o Departamento de Fitopatologia da UFLA cedeu ao Nefit um espaço, onde atualmente está instalado. O Núcleo é coordenado por alunos de graduação e pós-graduação, com a supervisão da professora Maria Ferreira e total apoio da Chefia do Departamento.

dfpTodos os alunos da pós-graduação em fitopatologia, devidamente matriculados, são automaticamente associados ao Nefit, tendo livre acesso ao ambiente de estudos, biblioteca especializada, computadores e rede de internet, onde podem consultar livremente o Portal de Periódicos da CAPES.

A biblioteca do Nefit conta com aproximadamente 250 livros relacionados à fitopatologia e outros temas, além de diversos periódicos, dentre eles Phytopatology, Plant Disease, Summa Phytopatologica, Tropical Plant Pathology.

O Núcleo estimula a formação e reciclagem constante de seus associados buscando viabilizar participações em eventos científicos bem como a promoção do Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas e outros eventos de menor abrangência como palestras e cursos de curta duração.

Eventos realizados pelo Nefit

Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas

Realizado há mais de uma década e marcado pela intensa participação da comunidade universitária e de profissionais nacionais e internacionais de diversas instituições ligados à área de agronomia, com a finalidade de discutir as principais tecnologias da área.

Em sua décima quinta edição, o simpósio apresentará o tema “Avanços da Fitopatologia Aplicados ao Agronegócio”, entre os dias 10 e 12 de novembro, com os seguintes subtemas: “Fitopatologia e segurança de alimentos”, “Doenças emergentes e quarentenárias” e “Manejo da resistência de plantas”.

É válido ressaltar que em todas as edições desse simpósio é publicado um livro abordando os temas que foram discutidos. Assim, cada palestrante pode redigir um capítulo sobre o assunto que foi ministrado. Um exemplar do livro é fornecido a cada palestrante e participante do evento.

Encontro de Atualizações em Fitopatologia (EAF)

O Encontro de Atualizações em Fitopatologia está em sua 4ª edição. Com a participação de pesquisadores, profissionais, professores, pós-graduandos, graduandos, produtores dentre outros envolvidos com a área de fitopatologia e agricultura.

Todos os anos o evento é realizado em parceria com outros núcleos de estudos da UFLA, como o Núcleo de Estudos em Soja e Feijão (Nesf), o Núcleo de Estudos em Fruticultura (Nefrut), o Núcleos de Estudos em Milho e Sorgo (G-milho) e o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf).

Esse evento tem como objetivo a atualização e o acesso a novos conhecimentos referentes às doenças de plantas na cadeia de produção, visando à melhoria da proteção das plantas e buscando novas alternativas para a agricultura do Brasil.

Organização e apoio técnico-científico aos associados para o Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Anualmente a Coordenação do NEFIT organiza e auxilia a comunidade acadêmica interessada em participar do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, com o propósito de incentivar a participação dos profissionais envolvidos ao Departamento de Fitopatologia da UFLA a esse relevante evento científico.

Gestão atual do Nefit

• Stéfanny Araújo Martins (Coordenadora Geral)
  • Luma Alaís Pedroso (Vice-Coordenadora Geral)
  • Sueny Kelly Santos de França (Coordenadora de Finanças e Tesouraria)