Reitor da UFLA apresenta demandas das IFEs mineiras em almoço com o governador Fernando Pimentel

Vice-governador Antônio Andrade, o governador Fernando Pimentel, o reitor da UFLA, professor Scolforo, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Correa e o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela - Articulação para o progresso de Minas
Vice-governador Antônio Andrade, o governador Fernando Pimentel, o reitor da UFLA, professor Scolforo, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Correa e o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela – Articulação para o progresso de Minas

Na quinta-feira (9/7), representantes de universidades e institutos sediados no Estado foram recebidos pelo governador Fernando Pimentel, para debater o ensino superior em Minas Gerais. A reunião foi realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença do vice-governador Antônio Andrade, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Correa, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, além de integrantes do governo.

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, fez seu pronunciamento em nome do Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – Foripes, que preside desde 2013.

Em pauta, a aproximação do governo com as universidades e institutos visando a uma maior contribuição para o desenvolvimento do Estado. Egresso da academia, o governador ressaltou a importância das instituições de ensino superior, como patrimônio científico de Minas Gerais. Em solo mineiro, são 11 universidades federais, duas universidades estaduais, cinco institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Em sua fala, o reitor da UFLA destacou três pontos prioritários. Inicialmente, reforçou a necessária integração entre academia e o governo para que as tecnologias geradas fortaleçam a economia do Estado e tragam mais qualidade de vida para a população. Como exemplo prático dessa aplicação, citou a tecnologia usada na Universidade para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), um dos componentes do plano ambiental e estruturante que pode ser replicado em cidades mineiras com alta relação benefício-custo.

Durante a reunião, o reitor da UFLA fez a entrega formal de um documento ao governador em que solicita o apoio do governo para a finalização das obras do LavrasTec

Sobre esse tema, foi sugerida a realização de um workshop, ainda sem previsão de data, para que as instituições públicas de ensino superior do Estado possam compartilhar experiências e tecnologias inovadoras.

O segundo ponto versou sobre a relevância da Fapemig e da necessidade de ser honrado o compromisso com o orçamento passivo da Instituição. Nesse ponto, Scolforo sugeriu a elaboração de um calendário de repasses para o conhecimento e planejamento das instituições. Além disso, e mesmo ciente da crise econômica nacional, o reitor reforçou a necessidade de preparar Minas Gerais para o aumento gradativo de investimentos em Ciência e Tecnologia, estratégia fundamental para elevar o Estado a um novo patamar de competitividade.

Para finalizar, Scolforo defendeu uma política específica para a inovação e o empreendedorismo, destacando a necessária articulação entre academia, empresas e o governo, apresentada como a tríplice hélice fundamental para o fortalecimento do Estado. Neste contexto, reforçou a importância de o governo apoiar os parques tecnológicos em construção e também a consolidação dos já existentes, como forma de atrair grandes empreendimentos para a geração de tecnologias e produtos com alto valor agregado.

Na oportunidade, o reitor da UFLA fez a entrega formal de um documento ao governador em que solicita o apoio do governo para a finalização das obras do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – LavrasTec, recurso necessário para que seja honrada a previsão de inauguração em maio de 2016.

Em seu pronunciamento, Scolforo destacou ainda que a articulação permanente com as instituições de ensino superior, engajadas na tarefa de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da competitividade de Minas Gerais, resultará não apenas em um projeto de governo, mas de um projeto de Estado, cujos frutos serão colhidos no longo prazo, para o benefício de todos os mineiros.