Oportunidades no programa Fulbright – inscrições prorrogadas até 20 de julho

internacionalizacaoAs inscrições para três programas do programa Fulbright – Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil –  foram prorrogadas para o dia 20 de julho. As oportunidades oferecidas são para professores ou pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de Ciências Agrárias, com preferência em manejo de águas para produção de culturas, ou sistemas de pastagem (Universidade de Nebraska); e ainda para os que preferem desenvolver atividades de pesquisa em um semestre acadêmico no Kellogg Institute for International Studies (Universidade de Notre Dame).

Há ainda oportunidade para aqueles que tenham interesse em realizar atividades de ensino e pesquisa nas áreas de relações; movimentos ou políticas raciais; estudos feministas/de gênero; antropologia cultural; sociologia ou economia política; história; estudos culturais; comunicação (UMass ­ Amherst).

Para a Cátedra Fulbright em Ciências Agrárias na Universidade de Nebraska é necessário ter no mínimo cinco anos de experiência profissional qualificada na área e ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2009, dentre outros requisitos, que podem ser consultados por meio do Edital completo. Um dos benefícios é a remuneração no valor de US$ 22,000, para manutenção e passagem aérea de ida e volta.

Na Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano da Universidade de Notre Dame também é necessário que o candidato tenha no mínimo cinco anos de experiência profissional qualificada na área e ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2009, além das demais exigências acessíveis no Edital completo.

Já na Cátedra em Estudos Brasileiros UMass ­‐ Amherst é preciso ter dez anos de experiência profissional na área de ciências humanas ou sociais com produção intelectual compatível e ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2006. A remuneração oferecida é no valor de US$ 18,000, para manutenção e passagem aérea de ida e volta. Mais informações devem ser consultadas no Edital completo.

Além disso, uma nova oportunidade é oferecida pela Fulbright , o  Institutional Linkages Through Fulbright Specialists Programque envolve Instituições brasileiras em cooperação com países lusófonos: Angola, Cabo Verde, Moçambique ou Timor Leste. As propostas deverão incluir a permanência de um especialista norte-americano durante três semanas em um dos países de língua portuguesa acima mencionados e mais três semanas no Brasil. Para esse programa as inscrições estarão abertas até 31 de agosto.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fulbright Brasil, que está com um novo layout, proporcionando fácil acesso aos editais disponíveis, além de depoimentos e entrevistas.

Texto: Camila Caetano – bolsista/UFLA