No primeiro semestre deste ano, 68 servidores tomaram posse de seus cargos na UFLA

posse3A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve, no primeiro semestre de 2015, 68 novos servidores empossados. Desses, 40 são professores e 28 são técnicos administrativos. As últimas posses desse período ocorreram em 30/6. Considerados os últimos três anos e meio, ingressaram no quadro da instituição 447 profissionais. Embora o acréscimo efetivo no quadro seja menor, devido a aposentadorias, exonerações e redistribuições, o período é marcado pela tentativa contínua de recomposição da equipe.

Desde 2012, 261 técnicos administrativos e 186 professores tomaram posse. Em 2014, a instituição registrou o recorde de 180 posses. Atualmente, a UFLA tem, em atuação, 625 professores e 561 técnicos administrativos. Mesmo com os números apresentando elevação, o diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Georges Francisco Villela Zouein, diz que a carência de profissionais ainda é grande, o que exige esforços contínuos da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) e da Reitoria nas negociações com Ministério da Educação (MEC). “A Universidade experimenta um grande desenvolvimento e a demanda por profissionais tem sido crescente”.

Ainda assim, cada conquista tem sido comemorada, já que a Universidade passou por um período (entre 1996 e 2007) em que o número de técnicos administrativos estava em queda constante. Em 1995 eram 431 técnicos. O quantitativo chegou a baixar para 347 em 2007, pelo fato de não haver reposição, em escala suficiente, dos servidores que deixavam a instituição.  A partir de 2007, o quadro retomou o crescimento. Hoje, o aumento real no número de servidores técnicos administrativos ainda está aquém do desejado, se consideradas as vacâncias.

Na edição de março/abril do Jornal UFLA, a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Valéria da Glória Pereira Brito, comentou que a expansão do quadro de pessoal que vem ocorrendo é reflexo da busca por um acesso sustentável à educação superior. “Foi por meio dessa expansão que novos cursos de graduação e pós-graduação foram implantados, permitindo que a UFLA fortaleça ainda mais os laços entre a comunidade e a universidade, pois as ações de expansão têm como consequência a democratização do acesso e a qualidade da educação superior, repercutindo nos processos político-culturais da sociedade”, avaliou.

Na busca por avanços

Com o objetivo de subsidiar a busca pelas vagas que ainda são necessárias para a Universidade, foi formada uma comissão para fazer o dimensionamento de seu corpo técnico-administrativo – Portaria RE nº 344 de 26 de março de 2015. A avaliação da força de trabalho em cada setor e nos departamentos irá possibilitar a demonstração dos investimentos que a Universidade ainda requer na composição de seu quadro de pessoal. A comissão tem a participação de membros da PRGDP, da Pró -Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), de representantes da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos (Cista) e do SindUFLA, além de servidores pertencentes a outros deptos/setores da UFLA.