Expocafé 2015 terá início com o 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

expocaféEm sua 6ª edição, o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira fará a abertura da Expocafé 2015, evento que congrega pesquisadores, técnicos, consultores e produtores, aliando ciência e prática. O Simpósio será realizado no dia 30 de junho, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas.

O Simpósio tem a coordenação científica do professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Fábio Moreira da Silva, especialista e difusor da mecanização no Sul de Minas, que nesta edição fará uma apresentação sobre inovações em pós-colheita do café.

Para esta edição, a programação também vai abordar o reuso da água no processamento do café, o preparo profundo do solo em tempos de escassez de água, o planejamento da eficiência mecânica e erosão na lavoura cafeeira, o manejo da lavoura cafeeira visando a mecanização, o novo conceito de mecanização de colheita do café, a gestão dos custos no manejo mecanizado da lavoura cafeeira e a análise técnica e econômica da mecanização da lavoura cafeeira.

Os interessados em participar do Simpósio podem fazer a inscrição antecipada nesse link, até o dia 28 de junho. Para aqueles que farão pessoalmente, no dia 30 de junho, é válido ressaltar que o preenchimento dos dados cadastrais será realizado pela equipe do evento e não serão aceitos cartões de crédito ou de débito. O investimento é no valor de R$ 40,00 para estudantes e de R$ 80,00 para demais participantes.

A Expocafé, promovida pela Cocatrel, em parceria com a Epamig e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), em sua 18ª edição, será aberta a todo o público, gratuitamente, a partir do dia primeiro de julho, sendo finalizada em 3/7, na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas.

Em diversas estações de campo será possível saber mais sobre colhedoras, derriçadeiras, sopradoras e tratores. Os participantes também poderão conhecer novas cultivares de café, além de materiais genéticos que estão em fase experimental, resultantes do Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Epamig, em parceria com outras instituições de pesquisa que integram o Consórcio Pesquisa Café.

A Expocafé também conta com diversas palestras e cursos, nas variadas tendas presentes no evento. Nesta edição os temas abordados serão: Mulheres no café: Oportunidades e negócios; Degustação comentada de Vinhos; Degustação comentada de Azeites; Novas cultivares para produção de cafés especiais; Demonstrações de métodos de extração e degustações de cafés; Manejo sustentável da cafeicultura em consórcio com Braquiária; Monitoramento nutricional do cafeeiro através da análise foliar; e Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar.

História

Em 1998, um grupo de professores da UFLA organizou a 1ª Exposição de Máquinas para a Cafeicultura, denominada Expocafé, em uma fazenda localizada no município de Três Pontas. A feira cresceu com foco na mecanização e se transformou no maior evento nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café. Até 2009, a UFLA foi a coordenadora do evento, passando essa responsabilidade, em 2010, à Epamig, uma das instituições parceiras. Tem entre seus objetivos a disseminação de tecnologias cafeeiras, a realização de contatos e parcerias e a ampliação de negócios que agregam valor ao produto

Veja programação no site http://expocafe.com.br/

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA