Pesquisadores podem organizar workshops pelo programa Researcher Links – inscrições até 13/7

internacionalizacaoPesquisadores experientes brasileiros podem se unir a pesquisadores britânicos para a organização de workshops destinados a capacitar pesquisadores em início de carreira. Essa possibilidade é oferecida pelo programa Researcher Links, coordenado pelo British Council, pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O programa tem o apoio de recursos do Newton Fund.

Os interessados têm até 13/7 para apresentar suas propostas de trabalho, preenchendo formulário no site do global do British Council. No entanto, devem consultar o regulamento na fundação de amparo à pesquisa de seu estado para fins de orçamento (categoria Eventos). A ideia é que cada workshop seja coordenado por dois pesquisadores sêniores, um do Reino Unido e outro brasileiro. As sessões devem ser conduzidas em inglês, com duração variando de três a cinco dias e público de 15 a 20 participantes (de cada país). As propostas selecionadas deverão ser colocadas em prática até março de 2016.

O programa oferece apoio financeiro de até 43 mil Libras Esterlinas para custear o workshop. As propostas de workshops devem trazer benefício social para o Brasil, demonstrando impacto direto ou indireto para populações vulneráveis ou de baixa renda. Os temas elegíveis são agricultura; clima e meio ambiente; energia renovável e limpa; educação; crescimento econômico inclusivo; saúde (doenças negligenciadas); água e saneamento; alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar); mudança demográfica/migração/urbanização; infraestrutura para desenvolvimento; desastres humanitários e emergências; governança, sociedade e conflito; coleta, análise e qualidade de acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento.

Minas Gerais é um dos 17 estados brasileiros que podem participar da chamada de propostas. A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) é uma das que aderiram ao programa.

Requisitos para inscrição

O pesquisador brasileiro deve estar filiado a uma Universidade ou a instituições ou centros de pesquisa públicos, ou privados sem fins lucrativos, nos Estados cujas fundações de amparo à pesquisa tenham aderido à chamada de propostas. Também devem ser sêniores, conseguindo demonstrar a relevância de seu trabalho na área de conhecimento escolhida.

Para encontrar pesquisadores no Reino Unido que possam ser parceiros na proposta, os candidatos podem recorrer à International Unit, instituição que auxilia organizações brasileiras a encontrar organizações com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Outros detalhes podem ser solicitados pelo e-mail newton@international.ac.uk. O assunto da mensagem deve ser “Researcher Links – Brazil call“.

Consulte o edital completo no site do global do British Council.

Outras informações, em português, no site do British Council,Brasil.