Faça a inscrição para o Toefl ITP na UFLA – serão seis aplicações gratuitas em julho

A partir de agosto de 2015, todos os candidatos à iniciação científica deverão apresentar o comprovante de realização do exame

isfEm julho, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) fará seis aplicações do teste de nivelamento Toefl ITP. Nesta oferta, podem se inscrever estudantes, professores e técnicos administrativos. O teste é gratuito e será aplicado no câmpus da Universidade, nos dias 2, 4, 5, 7, 12 e 19 de julho.

As inscrições para o Toefl ITP devem ser feitas com antecedência mínima de três dias antes do teste, exclusivamente no site http://isfaluno.mec.gov.br/ (opção testes de proficiência).

O resultado do exame é pré-requisito para estudantes terem acesso ao curso My English Online – MEO e os estudantes bloqueados terem o acesso liberado. Professores e técnicos administrativos também devem realizar o teste para terem acesso ao curso online e cursos presenciais do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Inglês).

Nova exigência

Como parte do Programa de Internacionalização da UFLA, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) exigirá, a partir de agosto de 2015, que todos os candidatos à iniciação científica apresentem comprovante de realização do exame Toefl-ITP., inclusive os estudantes que pleitearão renovação de bolsa.

Dessa forma, os alunos que concorrerão às vagas em editais lançados a partir de agosto, em todos os programas oferecidos pela PRP (Pibic-UFLA; Jovens Talentos; Pibic-Fapemig; Pibic-CNPq; Pivic-UFLA e Pibiti-CNPq), deverão se inscrever e realizar o teste.

Sobre o teste

O Toefl ITP é um exame de proficiência em língua inglesa, cujo resultado pode ser usado para a inscrição em programas de intercâmbio como o Ciência sem Fronteiras e outros que ofertem bolsas de estudo em países de língua inglesa. Além disso, o exame é utilizado como diagnóstico de nivelamento para a inscrição em cursos presenciais do programa Idiomas sem Fronteiras, que atualmente são ofertados tanto para estudantes quanto para servidores de universidades federais.

Não há exigência de nivelamento mínimo em Inglês para a participação no teste. Também não há reprovação no Toefl ITP, é apenas um indicador do nível de proficiência em língua inglesa. Aqueles que quiserem aprimorar sua pontuação podem realizar o teste novamente em editais posteriores.

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema isfaluno.mec.gov.br

Mais informações sobre o TOEFL ITP no Programa IsF podem ser acessadas em Teste de Nivelamento.

Na página Documentos do Portal IsF há o Examinee Handbook e o Manual do Candidato, que auxiliam o aplicante na preparação para o teste, e o Manual de Acessibilidade para candidatos com necessidades especiais na realização da prova.