UFLA e InovaCafé marcam presença no IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

simposio-cafeNa próxima semana, de 24 e 26 de junho, Curitiba será a capital do café, com a realização do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Com o tema “Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e Novos Desafios”, serão apresentados resultados das pesquisas realizadas no País e, sobretudo, nas 10 instituições fundadoras do Consórcio, entre elas, a Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento é uma oportunidade para promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café, visando ao desenvolvimento de tecnologias para o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor.

Como tradicionalmente acontece, o evento conta com a participação de estudantes e professores da UFLA, além dos professores Antônio Nazareno Guimarães Mendes e Rubens José Guimarães como membros da comissão organizadora.

Para o professor Rubens, que também é o coordenador institucional do Consórcio na Universidade, “o simpósio será mais uma excelente oportunidade para troca de conhecimentos e experiência nos diversos temas que certamente culminarão em inovações para os cafeicultores e toda a sociedade”.

Palestras

Durante o evento, na primeira sessão – “Cafeicultura de Montanha”, o professor Fábio Moreira da Silva, do Departamento de Engenharia da UFLA, fará uma explanação sobre as pesquisas e tecnologias que envolvem o tema mecanização. O professor vai apresentar uma análise técnica e econômica da mecanização da lavoura cafeeira, incluindo o estágio tecnológico atual e as tendências do mercado, já que a tecnologia está acessível inclusive para a cafeicultura de montanha.

Estudantes do Necaf também estarão representando a UFLA no evento

O professor destaca que cerca de 80% das lavouras cafeeiras do Sul de Minas apresentam declividade abaixo de 20%, sendo plenamente possíveis de serem mecanizadas; assim, não se trata de mais uma tendência, mas uma realidade. “O debate agora não se restringe a avaliação de sua viabilidade, mas na busca por tecnologias para mecanização dos 21% das áreas restantes, com declividade de até 50%, dentro de sistema semi-mecanizados e mecanizados, uma vez que normalmente estas áreas mais inclinadas apresentam maior altitude e produzem café de elevada qualidade”, enfatiza, lembrando que a escassez de mão de obra na cafeicultura regional e nacional se tornou um fator limitante ao processo produtivo.

O professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, coordenador da Agência de Inovação do Café – InovaCafé, sediada na UFLA, apresenta a palestra “Mercado e Tendências Internacionais”, na quinta-feira (25/6), no painel “Tendências do Consumo de Café”. “A proposta é mostrar quais as tendências de consumo dos principais países importadores e os principais métodos de preparo que estão sendo absorvidos”, destaca o professor que também coordena o Bureau de Inteligência do Café e o Centro de Inteligência de Mercados (CIM), iniciativas que integram a InovaCafé.

Também serão apresentados onze trabalhos dos estudantes que participam do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), divididos entre comunicação oral e pôsteres. Na avaliação do coordenador geral do Núcleo, Leonardo Luiz Oliveira, “É de suma importância essa participação, pois são todos trabalhos inovadores e de diversas linhas de pesquisa, apontando grande produtividade dos membros do Necaf”.

Tradição

O Simpósio de Pesquisa dos Cafés é realizado a cada dois anos e esta edição será realizada no Centro de Convenções de Curitiba, no estado do Paraná. São esperados cerca de 1000 participantes, entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café, como pesquisadores, técnicos da extensão rural, estudantes, lideranças da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.

Confira a programação completa do Simpósio

Texto: Marina Botelho –  Jornalista/bolsista Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café.