Grupo Teatro Construção comemora seus 37 anos com apresentações na UFLA

Teatro Construção (O Médico Saltador) (2)
Cena do espetáculo “O médico Saltador”

Em comemoração aos 37 anos do Grupo Teatro Construção, serão realizadas diversas apresentações em Lavras nos meses de junho e julho. O público será agraciado com os espetáculos “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare; “A Lição”, de Eugène Ionesco; e “O Médico Saltador” de Molière. Todos eles terão entrada franca.

Espetáculo “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare

27 de junho, (sábado), 17h, na Praça do Câmpus Histórico da UFLA.

5 de julho, (domingo), 11h30, na Praça do Câmpus Histórico da UFLA.

Espetáculo “A Lição”, de Eugène Ionesco

3 de julho (sexta-feira), 20h, no Salão de Convenções da UFLA.

Espetáculo “O Médico Saltador” de Molière

4 de julho (sábado), às 20h, no Salão de Convenções da UFLA.

Também será realizada uma oficina de interpretação teatral “A Arte do Improviso”, com Ricardo Calixto. Essa será a oportunidade para que os interessados participem de laboratórios de expressão vocal, corporal e emocional, e ainda laboratórios de improvisação e encenação. A oficina será oferecida nos dias 27 e 28 de julho, das 8h às 12h, na Casa das Pedras (câmpus histórico da UFLA).

A participação na oficina é gratuita, contudo é necessário fazer inscrição por meio dos telefones 3829-1585 (Alessandro) e 9149-7019 (Ricardo), ou ainda pelo e-mail: gtc@teatroconstrucao.com.br. Serão 30 vagas. É necessário ter a idade mínima de 14 anos.

Grupo Teatro Construção

Trata-se de um grupo de formação, produção e apresentação teatral que há 37 anos coloca o teatro em cartaz nos palcos, ruas e festivais. Com centenas de apresentações, oitenta e

A peça "Romeu e Julieta", já apresentada na UFLA.
A peça “Romeu e Julieta”, já apresentada na UFLA.

uma montagens e dez peças no repertório atual, o Grupo percorre praças, escolas, universidades e empresas de diversas cidades.

O Grupo Teatro Construção conta com 15 integrantes, atores experientes e iniciantes, de todas as idades.

gtc@teatroconstrucao.com.br

Sinopses dos espetáculos

Romeu e Julieta

Adaptação: Ernani Augustus

Direção: Ricardo Calixto

Elenco: Amanda Ferres, Átila Nonato, Bruno Borges, Denian Castro, Felipe Cáceres, Gabriel Amaral, Letícia Rufato, Malu Guimarães, Nina Rufato e Ricardo Calixto.

A peça narra uma tragédia: a história de amor entre dois jovens de famílias rivais, os Montecchio e os Capuleto. A trama de Romeu e Julieta, primeira grande tragédia de Shakespeare, é baseada em fatos ocorridos na própria cidade de Verona. A montagem feita pelo Grupo Teatro Construção será uma releitura para palco de rua. O GTC transpõe a tragédia de dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira, evocada por elementos presentes no cenário, nos adereços e na música, que rege toda a peça com uma linguagem inspirada em neologismos.

O Médico Saltador

Tradução e Adaptação: Ernani Augustus e Ricardo Calixto

Direção: Ricardo Calixto

Elenco: Amanda Ferres, Bruno Borges, Denian Castro, Gabriel Amaral, Letícia Rufato e Ricardo Calixto.

É uma peça que fala das impagáveis peripécias de um criado para promover a união do patrão com a sua amada. O escritor tem como característica marcante satirizar a precária ciência do seu tempo, no caso, a medicina. Através de um suave mergulho nos estilos farsescos e da Commedia dell’Arte, o diretor procura mostrar a riqueza abundante em todos os personagens, tornando assim o ato de assistir ao espetáculo uma brincadeira que nos leva ao encontro de nossas alegrias mais sublimes.

A Lição

Cena do espetáculo "A Lição".
Cena do espetáculo “A Lição”.

Adaptação e Direção: Ricardo Calixto

Elenco: Amanda Ferres, Átila Nonato e Gabriel Amaral

Um professor conhecido da cidade, especializado em aulas particulares sobre qualquer assunto, atende alunos interessados em apresentar-se ao concurso de doutorado total ou parcial. Nesse ambiente, entra a nova aluna, interessada nos conhecimentos do professor. O que se acompanha após sua chegada são as diferentes relações de poder entre as personagens, destacando-se a criada – uma figura aparentemente onisciente. A Lição busca, através do absurdo, esmiuçar parte da verdade das afinidades humanas. Está presente a procura infinita pelo conhecedor e pelo conhecimento.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.