Senar ministra curso sobre utilização de GPS para estudantes da UFLA

curso-senarA medição de áreas em uma propriedade, a marcação de pontos e a formação de grids para se trabalhar a agricultura de precisão são algumas das funcionalidades que o produtor rural pode encontrar no Sistema de Posicionamento Global (GPS). Para que ele aperfeiçoe seus conhecimentos no assunto, a unidade de Lavras do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ministra curso na área. Nesta semana, são estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que integram as turmas do curso.

As atividades estão sendo realizadas no Departamento de Engenharia (DEG), das 8h às 17h. Duas turmas foram estruturadas, com dez alunos em cada uma. Entre conteúdos teóricos e práticos, os participantes aprendem o funcionamento de um GPS (receptor de navegação) que é especialmente útil na agricultura, na pecuária, em atividades do Corpo de Bombeiros etc. Ao final, as medições feitas e os grids formados pelos estudantes são transferidos para um programa de curso-senar4computador, que permitirá, posteriormente, a gestão desses dados.

De acordo com a instrutora do Senar, Vanessa Castro Figueiredo, os participantes têm demonstrado entusiasmo durante o contato com as informações. Para o estudante de Engenharia Agrícola Luciano Negreiros de Oliveira, que frequenta as aulas, esse é um investimento que vale a pena. “É um conhecimento novo, que, certamente, irá nos diferenciar no mercado de trabalho”, diz. Luciano faz parte do Grupo de Estudos em Máquinas e Mecanização Agrícola (Gemma), que tem dez de seus integrantes frequentando o curso.

curso-senar3
Participantes da segunda turma do curso.

Estudantes da UFLA de Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Agronomia fazem parte das turmas do curso, que tem 16 horas de duração. A primeira turma passou pelas atividades nos dias 16/6 e 17/6. Já a segunda tem programação nos dias 18/6 e 19/6. O responsável por mobilizar os participantes é o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras, parceiro do Senar na iniciativa. A próxima turma do curso na UFLA está prevista para 6/7 e 7/7. Os interessados podem procurar o Sindicato para saber sobre a disponibilidade de vagas. O telefone de contato do local é (35) 3821-6230.