Artigo de professor da UFLA é publicado no PNAS – periódico internacional com alto fator de impacto

Professor do DBI/UFLA Eduardo Van Den Berg participa de artigo com grande repercussão mundial

O professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA) Eduardo Van Den Berg teve um artigo científico, no qual é coautor, publicado em um dos mais citados periódicos científicos multidisciplinares e abrangentes do mundo, o PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), periódico oficial da United States National Academy of Sciences (NAS). Pelo sistema Journal Citation Reports® – JCR, o periódico tem fator de impacto 9.809, no topo do ranking das publicações científicas mais relevantes.

O artigo intitulado “An estimate of the number of tropical tree species” quantifica as espécies de árvores existentes nas florestas tropicais do globo, sendo fruto de uma colaboração internacional com a participação de mais de 150 co-autores. “O artigo está tendo um importante impacto na comunidade científica, como é o caso do comentário publicado no próprio PNAS feito por Stephen Hubbell, da Universidade da Califórnia em Berkeley, pesquisador respeitado mundialmente”, comenta o professor van den Berg.

“As pessoas são fascinadas pela incrível diversidade de florestas tropicais e ficariam surpresas em saber que até então não havia estimativas robustas sobre número de espécies arbóreas tropicais. Nós mostramos que há pelo menos 40 mil espécies e, provavelmente, mais que 53 mil espécies de árvores nos trópicos”, retrata o artigo. Além disso, o estudo mostra que a maioria das espécie é extremamente rara e isso significa que elas podem estar sob sério risco de extinção, nas taxas atuais de desmatamento.

O professor van den Berg tem experiência na área de Botânica e Ecologia, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, e em Ecologia de Comunidades e Populações Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de populações vegetais, estrutura de comunidades, florestas estacionais, florestas ripárias, conservação, fragmentação e corredores ecológicos. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1992), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1995) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

Sobre PNAS

O PNAS publica mais de 3.800 artigos anualmente. O conteúdo do periódico envolve as ciências biológicas, físicas e sociais e é abrangente em seu escopo. PNAS publica somente as pesquisas científicas da mais alta qualidade.

Confira o artigo do professor Van Den Berg publicado no PNAS

Texto: Camila Caetano- jornalista, bolsista/UFLA