Apresentação do Quarteto de Cordas Libertas lota Salão de Convenções da UFLA e reforça incentivo à cultura

A noite dessa terça-feira (16/6) reforçou ainda mais a ideia de que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) deve persistir no caminho da cultura. A persistência deverá transformar a cultura da própria comunidade acadêmica e também de Lavras e região.

A UFLA, por meio da  Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com o Crea Cultural, Crea-Minas e a Inspetoria do Crea-Minas em Lavras trouxeram para Lavras o Projeto Interiorização Cultural. O concerto do Quarteto de Cordas Libertas, no Salão de Convenções da Universidade, foi um sucesso pelo público presente e pala qualidade da apresentação musical.

O quarteto, composto pelos renomados músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: Kyung Jung (violino), Rodrigo Bustamante (violino), Gerry Varona (viola) e Eduardo Swerts (violoncelo), fizeram na UFLA a 44ª apresentação da Turnê Música de Câmara. Eles foram apresentados pelo diretor de Relações Institucionais do Crea-Minas, Josias Ribeiro, que elogiou a acolhida e o apoio da Universidade para a realização do evento cultural.

Professores, técnicos, estudantes e a comunidade de Lavras tiveram a oportunidade de desfrutar duas peças: com as obras de Franz Schubert (1797 – 1828) e Edvard Grieg (1843 – 1907).

Uma opção cultural que foi positivamente avaliada pelo público

Uma noite memorável, na opinião do coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho, que reforçou a importância da Universidade persistir na oferta de alternativas culturais para a comunidade acadêmica e da região de seu entorno.

Parceria

A iniciativa é do Crea CulturalAssociação Cultural dos Profissionais do CREA-MG, que mantém o  Projeto Interiorização Cultural, visando a promoção da cultura, do conhecimento científico, da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico no Estado de Minas.

Na avaliação da gestora de Projetos Culturais do Crea Cultural, Cristina Amorim, o evento foi recebido por um público eclético e diversificado, sedento por cultura. Ela adiantou que a UFLA poderá ser palco de outros projetos culturais já em negociação com a Proec, para o segundo período letivo.

Solidariedade

Músicos do quarteto acompanhados da gestora de projetos Culturais do Crea, Cristina Amorim; da professora da UFLA e inspetora do Crea-Lavras, Andrea Correa e do coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho
Músicos do quarteto acompanhados da gestora de Projetos Culturais do Crea, Cristina Amorim; da professora da UFLA e inspetora do Crea-Lavras, Andréa Correa e do coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho

Com a troca dos convites para a apresentação do Quarteto de Cordas Libertas, a UFLA angariou cerca de 350 litros de leite, que serão destinados às entidades assistenciais de Lavras.

Mais cultura

A estudante de Letras Greiciele dos Santos aprovou o espetáculo. “Eu achei belíssimo. Eles tocam super bem, é lindo de se ver!… Deveriam ter mais oportunidades na cidade de Lavras. Pelo número de pessoas nessa noite, vimos que há grande interesse pela cultura e pela música”. Opinião compartilhada pela mestranda Aline Fernandes Miranda: “Eu estou achando o evento ótimo. Eu acho que tem tudo haver eventos como este na UFLA, poderia haver mais”.

O concerto também foi uma opção valorizada pelo casal Luciana Lopes Pereira e Paulo Sérgio Castilho: “Foi uma oportunidade maravilhosa para ouvir uma boa música. Música de qualidade. Essa ideia de levar para o interior um evento tão bacana foi uma oportunidade única, gostamos muito. Lavras precisaria ter mais eventos culturais. A UFLA está de parabéns. Que venham outros”, reforçaram.

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Fotos: Leonardo Assad

Texto com a colaboração de Leonardo Assad – jornalista/bolsista ASCOM