Apresentação do Quarteto de Cordas Libertas lota Salão de Convenções da UFLA e reforça incentivo à cultura

A noite dessa terça-feira (16/6) reforçou ainda mais a ideia de que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) deve persistir no caminho da cultura. A persistência deverá transformar a cultura da própria comunidade acadêmica e também de Lavras e região.

O quarteto, composto pelos renomados músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
O quarteto, composto pelos renomados músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

A UFLA, por meio da  Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com o Crea Cultural, Crea-Minas e a Inspetoria do Crea-Minas em Lavras trouxeram para Lavras o Projeto Interiorização Cultural. O concerto do Quarteto de Cordas Libertas, no Salão de Convenções da Universidade, foi um sucesso pelo público presente e pala qualidade da apresentação musical.

O quarteto, composto pelos renomados músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: Kyung Jung (violino), Rodrigo Bustamante (violino), Gerry Varona (viola) e Eduardo Swerts (violoncelo), fizeram na UFLA a 44ª apresentação da Turnê Música de Câmara. Eles foram apresentados pelo diretor de Relações Institucionais do Crea-Minas, Josias Ribeiro, que elogiou a acolhida e o apoio da Universidade para a realização do evento cultural.

Professores, técnicos, estudantes e a comunidade de Lavras tiveram a oportunidade de desfrutar duas peças: com as obras de Franz Schubert (1797 – 1828) e Edvard Grieg (1843 – 1907).

Uma opção cultural que foi positivamente avaliada pelo público
Uma opção cultural que foi positivamente avaliada pelo público

Uma noite memorável, na opinião do coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho, que reforçou a importância da Universidade persistir na oferta de alternativas culturais para a comunidade acadêmica e da região de seu entorno.

Parceria

A iniciativa é do Crea CulturalAssociação Cultural dos Profissionais do CREA-MG, que mantém o  Projeto Interiorização Cultural, visando a promoção da cultura, do conhecimento científico, da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico no Estado de Minas.

Na avaliação da gestora de Projetos Culturais do Crea Cultural, Cristina Amorim, o evento foi recebido por um público eclético e diversificado, sedento por cultura. Ela adiantou que a UFLA poderá ser palco de outros projetos culturais já em negociação com a Proec, para o segundo período letivo.

Solidariedade

Músicos do quarteto acompanhados da gestora de projetos Culturais do Crea, Cristina Amorim; da professora da UFLA e inspetora do Crea-Lavras, Andrea Correa e do coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho
Músicos do quarteto acompanhados da gestora de Projetos Culturais do Crea, Cristina Amorim; da professora da UFLA e inspetora do Crea-Lavras, Andréa Correa e do coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho

Com a troca dos convites para a apresentação do Quarteto de Cordas Libertas, a UFLA angariou cerca de 350 litros de leite, que serão destinados às entidades assistenciais de Lavras.

Mais cultura

A estudante de Letras Greiciele dos Santos aprovou o espetáculo. “Eu achei belíssimo. Eles tocam super bem, é lindo de se ver!… Deveriam ter mais oportunidades na cidade de Lavras. Pelo número de pessoas nessa noite, vimos que há grande interesse pela cultura e pela música”. Opinião compartilhada pela mestranda Aline Fernandes Miranda: “Eu estou achando o evento ótimo. Eu acho que tem tudo haver eventos como este na UFLA, poderia haver mais”.

O concerto também foi uma opção valorizada pelo casal Luciana Lopes Pereira e Paulo Sérgio Castilho: “Foi uma oportunidade maravilhosa para ouvir uma boa música. Música de qualidade. Essa ideia de levar para o interior um evento tão bacana foi uma oportunidade única, gostamos muito. Lavras precisaria ter mais eventos culturais. A UFLA está de parabéns. Que venham outros”, reforçaram.

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Fotos: Leonardo Assad

Texto com a colaboração de Leonardo Assad – jornalista/bolsista ASCOM