Doze trabalhos da UFLA foram apresentados no XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia

Professor Paulo Borges, durante apresentação no evento

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada no XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) com a apresentação de doze trabalhos de docentes e discentes do Departamento de Zootecnia (DZO).

O professor do DZO Paulo Borges Rodrigues apresentou o trabalho: “Calculadora AMEn: uma ferramenta para predizer valores energéticos de alimentos para frangos de corte”. Também professora do DZO, Flávia Maria de Oliveira Borges Saad, tutora do PET Zootecnia/UFLA, fez a apresentação da pesquisa “Fragilidade osmótica eritrocitária de gatos estressados suplementados com antioxidante à base de algas”.

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFLA foi representado por dois trabalhos, sendo “Valores energéticos de farinhas de carne e ossos para frangos de corte na fase pré-inicial” e “Desempenho e características de carcaça de frangos de corte criados em gaiolas e no piso”. Ambos realizados pelo doutorando Sérgio Turra Sobrane Filho, sob orientação do professor Paulo Borges.

Além da apresentação dos trabalhos, o professor Paulo Borges também ministrou uma palestra sobre “Nutrição de aves: passado, presente e futuro”.

Estudantes do PET Zootecnia/UFLA, apresentando trabalhos no congresso

Já o PET Zootecnia/UFLA, sob orientação da professora Flávia Saad, apresentou oito trabalhos.  Segue abaixo a lista com todas as apresentações:

O Programa de Educação Tutorial na qualificação profissional de jovens- José Maria de Oliveira Júnior.

• Avaliação do desenvolvimento de crianças no projeto mundo animal- Taciany Cristina Messias.
  • Efeito da adição de um acidificante a base de ácido fosfórico em rações para gatos sobre o PH e densidade urinária- Roger Dinali Ferreira.
  • Equilíbrio ácido básico de gatos recebendo dietas com acidificante a base de ácido fosfórico- Roger Dinali Ferreira.
  • O efeito das fontes de óleo dietéticas na composição do ovário e carcaça em zebrafish– Táfanie Valácio Fontes.
  • Efeito de fontes de óleo no desenvolvimento embrionário e taxa de eclosão de zebrafish– Táfanie Valácio Fontes.
  • O efeito das fontes de óleo da dieta na concentração corporal de estradiol em zebrafish– Danielle Cristina Pereira Marçal.
  • Efeito de diferentes fontes de óleo na dieta sobre a concentração de proteína nos ovários e diâmetro do saco vitelínico de embriões de zebrafish– Danielle Cristina Pereira Marçal.

O Zootec foi realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 27 e 29 de maio. O evento contou com mais de 2.325 participantes de várias cidades brasileiras e de outros países, como Argentina, Bolívia, Estados Unidos e França. A programação científica refletiu-se em oito minicursos, uma palestra global, uma palestra magna, nove simpósios temáticos, 1.547 trabalhos científicos selecionados e 50 palestrantes.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com colaboração de Luciana da Silva, bolsista ASCOM/UFLA