Ciclo de Palestras em Animais Selvagens terminou em 13/6 com palestra de apresentador do Animal Planet

image027Aproximadamente 80 pessoas participaram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) do II Ciclo de Palestras sobre Animais Selvagens.  A programação teve início na sexta-feira (12/6) e encerrou-se no sábado (13/6) com a palestra do apresentador da série Dr. Selvagem, do Animal Planet, Rodrigo Teixeira.

Rodrigo é médico veterinário e atua no Zoológico Municipal de Sorocaba (SP). Ele participou do evento com a intenção de dividir com o público um pouco da experiência acumulada em 24 anos de trabalho. “A medicina de animais selvagens é uma ciência nova no Brasil, e precisamos ter profissionais capacitados para trabalhar com animais cativos”, disse. Dessa forma, ele ressaltou a importância de o Núcleo de Estudos em Manejo de Animais Selvagens (Nemas), organizador do Ciclo, atentar-se para a necessidade de discutir a questão. “Esses jovens estão no caminho certo, ao buscar novos conhecimentos”.

dr-selvagem-nemas
Em entrevista à TVU, Rodrigo Teixeira admitiu sentir receio ao lidar com animais selvagens, mas revelou que o medo se mistura ao fascínio e à paixão pelo que faz.

Ao iniciar a palestra, Rodrigo logo se identificou como filho de lavrenses. “Acho bem provável que tenha sido aqui, na propriedade da minha família próxima à UFLA, que decidi trabalhar com animais selvagens”. Ele conduziu a conversa com bom humor e ganhou a atenção do público no Anfiteatro Professor Magno Antônio Patto Ramalho, no Departamento de Biologia (DBI), onde ocorreu o evento. Ao comentar sobre a fêmea de lobo-guará encontrada em uma loja de roupas em Perdões (MG), ressaltou que o prognóstico é desfavorável no que se refere à perda de habitat pelos animais selvagens. “Ao contrário do que se diz, não foi o lobo que invadiu a cidade, mas a cidade que invadiu a casa dele”, destacou.

Além da palestra “O papel do médico veterinário em um zoológico moderno”, proferida por Rodrigo, o evento contou com outros temas que atenderam às expectativas dos participantes. O estudante de Medicina Veterinária Fernando Antônio Cabral comentou as palestras feitas na sexta-feira (12/6) pelo médico veterinário Sérgio Novita e pela bióloga Juliana Summa. “Pela explanação deles, foi possível termos uma noção clara do que teremos que fazer no futuro”. Ele também comentou a qualidade da organização do evento. “Participei da primeira edição, em 2013, que já havia sido muito bem produzida. Desta vez, pude observar uma evolução”, concluiu.

Para o estudante de Zootecnia Anderson Henrique Venâncio, que está no 2º período, esta foi a primeira edição do Ciclo de Palestras em Animais Selvagens. Ele também elogiou a pontualidade da programação e o conteúdo das palestras. “Essas atividades estão contribuindo para que tenhamos mais conhecimentos sobre animais silvestres, manejo, nutrição, monitoramento, etc.”.

O envolvimento dos participantes também foi fator de destaque para o professor Carlos Eduardo Prado Saad, orientador do Nemas. “Tivemos uma aula de campo com demonstração de falcoaria sob sol forte, e todos estavam lá, interessados, participando ativamente”, comentou. Para ele, o evento é importante porque há carência de informações quando se trata de animais selvagens. “Esses profissionais de fora trazem muitas informações recentes do mercado, complementando a formação de nossos estudantes”.

No sábado (13/o), também fizeram palestra no evento o biólogo Leane Pádua e o  professor Carlos Eduardo Prado Saad. Eles abordaram os temas “Reabilitação de aves de rapina e controle de pragas com utilização de falcoaria” e “Bem-estar animal em zoológicos”, respectivamente.

Veja as fotos da palestra de encerramento.