Eventos sobre Educação Ambiental Interdisciplinar recebem inscrições de trabalhos

eventos-educacao-ambientalAs mudanças climáticas e a problemática dos cursos hídricos serão discutidas durante o I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar e IV Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar. A submissão de resumos e artigos para esses eventos pode ser feita até 15/9 pelo site http://weai.escolaverde.org/.

As atividades são organizadas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Projeto Escola Verde, e serão realizadas no câmpus de Juazeiro (BA), no período de 15/10 a 17/10. Podem ser inscritas também propostas de palestras, mesas-redondas, oficinas, visitas técnicas, exposições artísticas e acadêmicas, minicursos e lançamento de livros. O prazo para envio dessas propostas termina em 20/6. Somente após esse período será divulgada a programação geral dos eventos.

Para conhecer o projeto Escola Verde acesse www.escolaverde.univasf.edu.br.

Professor da UFLA desenvolve novos materiais a partir da celulose e seus derivados

Prof. Gustavo examina um filme polimérico transparente reforçado com  nanofibras celulósicas de juta
Prof. Gustavo examina um filme polimérico transparente reforçado com nanofibras celulósicas de juta

Uma proposta inovadora, baseada no desenvolvimento de novos materiais a partir de celulose e de seus derivados para utilização em diversos segmentos, está sendo desenvolvida sob coordenação do professor Gustavo Henrique Denzin Tonoli, do Departamento de Ciências Florestais da UFLA (DCF).

Ao misturar fibras a constituintes poliméricos ou inorgânicos, procura-se obter materiais mais resistentes, duráveis e com maior absorção de impacto – e mais sustentáveis. Tais materiais têm sido utilizados no desenvolvimento de embalagens mais resistentes e telhas de fibrocimentos, por exemplo, voltadas para o agronegócio e construção civil.

Um dos materiais já desenvolvidos é um filme polimérico transparente, reforçado por nanofibras celulósicas de juta (uma planta não madeireira). Esse filme pode gerar embalagens biodegradáveis.

Polpa de eucalipto, fibra de juta e colmos de bambu e os respectivos materiais compósitos desenvolvidos com nanofibras extraídas deles

A tecnologia, de acordo com o professor, busca alternativas para os materiais de origem não renovável (derivados de petróleo). São utilizados materiais biodegradáveis, sustentáveis (que utilizam fibras vegetais) e que atendam a mercados específicos interessados em tecnologias ecológicas, menos impactantes, vindas de matérias-primas naturais. Além disso, geram materiais com novas características, como embalagens com propriedades bactericidas.

Essa tendência representa um nicho interessante que é pouco explorado, mas que pode ser desenvolvido pelas indústrias de embalagens, têxtil (roupas de fibras naturais), fibrocimento, construção civil e plásticos biodegradáveis. Todos esses são mercados de grande expressão.

O produto a ser gerado por meio desta pesquisa possui um apelo ambiental grande e atende a um mercado de materiais mais sustentáveis, logo, com um grande potencial de mercado.

—-

inovacao-empreendedorismoFique por dentro das tecnologias que estão sendo desenvolvidas na UFLA, acompanhe a série semanalmente no Portal UFLA. Este é um dos projetos da assessoria de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Lavras.

Os professores/pesquisadores que ainda não participaram favor entrar em contato pelo e-mail comunicacao@inbatec.ufla.br.

Veja a lista de matérias já publicadas nesta série sobre tecnologias da UFLA

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo UFLA

III Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos está com inscrições abertas

cmeaO III Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos (Cmea) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será realizado entre os dias 17 e 20 de junho. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site do Cmea.

Esse evento é organizado por estudantes de graduação e pós-graduação, bem como por professores da UFLA. O Cmea possui abrangência nacional, e em suas duas primeiras edições – 2012 e 2014 – contou com um total de 700 congressistas, cerca de 50 palestrantes e mais de 60 organizadores.

Na programação deste ano o Cmea terá palestras, minicursos, visitas técnicas a indústrias de alimentos, publicação de trabalhos científicos, confraternizações, e o principal: intercâmbio de conhecimento entre graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais relacionados tanto à Engenharia de Alimentos, quanto aos cursos de Nutrição, Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola, entre outros.

O Cmea possui parceria com diversas agências de fomento de pesquisa, como Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e instituições como a Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos (Abea), o Sebrae e o Conselho Regional de Segurança Alimentar (Consea).

Veja a programação completa do evento na imagem abaixo:

PROG-CMEA

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA