Professores da UFLA são agraciados com a Medalha Antônio Secundino de São José

Os professores Luiz Antônio Bastos Andrade e Maria Laene Moreira de Carvalho são homenageados pelo Governo de Minas

No dia 2 de junho, o Governo de Minas Gerais entregou, em Patos de Minas, a Medalha Antônio Secundino de São José a personalidades que prestaram serviços de destaque para o desenvolvimento da pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no Estado. Entre os agraciados com a comenda, os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA): Luiz Antônio Bastos Andrade e Maria Laene Moreira de Carvalho. Os homenageados são professores titulares do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA).

A solenidade, organizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é uma tradição durante a Festa Nacional do Milho (Fenamilho). A cerimônia de entrega da medalha foi presidida pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, representando o Governo de Minas Gerais.

Doze pessoas de destaque em todo o Estado recebem a comenda. Foto: Renato Cobucci/Imprensa/MG

Discursando em nome dos homenageados, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque, ressaltou a comenda como uma “grande honra” e uma demonstração de que o trabalho honesto é relevante para o desenvolvimento do País. Para os professores da UFLA, a medalha é o reconhecimento de uma trajetória de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão de temas relevantes para a agricultura brasileira.

Os agraciados

O professor Luiz Antônio Bastos Andrade, conhecido como “Chacrinha”, possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1977), mestrado em Agronomia Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1982) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). É professor do

Os 12 homenageados durante cerimônia em Patos de Minas.  Foto: Renato Cobucci/ Imprensa MG
Os 12 homenageados durante cerimônia em Patos de Minas. Foto: Renato Cobucci/ Imprensa MG

DAG/UFLA desde 1978, com experiência na área de Agronomia/Fitotecnia e ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nas culturas da cana-de-açúcar (indústria, forragem e cachaça) e mandioca. É representante da UFLA na Rede Mineira de Tecnologia da Cachaça – Secretaria de Ciência e Tecnologia-MG e na Comissão de Adubação de Cana-de-Açúcar para Minas Gerais.

A professora Maria Laene de Carvalho é graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1978), possui mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1981), doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado na Wagenningen University -Holanda em 2007. É professora da UFLA desde 1993

Além dos professores homenageados, participaram da cerimônia de agraciamento os professores Adriano Bruzi e Patrícia Paiva, representando o Departamento de Agricultura, além da esposa do professor Luiz Antônio, Solange Alvarenga de Andrade.

e atualmente coordena o Programa de Pós Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFLA. Sua principal área de atuação está relacionada à Produção e Beneficiamento de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, armazenamento, analise de imagem, qualidade de sementes oleaginosas, grandes culturas e florestais. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) e da Comissão de Sementes e Mudas de Minas Gerais (CSM-MG). Atualmente é Responsável Técnica pelo Laboratório Central de Sementes da UFLA e representante da UFLA na Comissão de Sementes e Mudas.