Encontro do Pibid será realizado na UFLA nesta terça (9/6) – veja o convite em Libras

pibidEsta terça-feira (9/6) é dia de Encontro Geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Lavras (Pibid/UFLA). Norteada pelo tema “Reflexões sobre docência e Pedagogia do Oprimido”, tendo como base a obra de Paulo Freire, a programação terá início às 13h, no Salão de Convenções. Todo o encontro será traduzido na Língua Brasileira de Sinais (Veja o convite feito em Libras).

Além das atividades presenciais, o encontro terá uma etapa virtual, para geração da problematização. Pelo link http://lite.dex.ufla.br/moodle26/, os inscritos terão à sua disposição salas virtuais para interagir com os diversos públicos do Programa no período de 25/5 a 9/6. Para sintetizar as discussões e perpetuar a integração, haverá também um pós-evento virtual, de 9/6 a 30/6.

Em 9/6 a programação começará com uma atividade cultural, seguindo para a conversa sobre o tema proposto e a abertura para o debate. O encerramento será feito com um cafezinho. A organização do encontro é feita pelo Pibid Interdisciplinar UFLA.

Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire

O livro Pedagogia do Oprimido é considerado a obra mais importante e completa de Paulo Freire. Traduzida em mais de 20 idiomas, tornou-se referência para o entendimento da prática de uma pedagogia libertadora e progressista. Nela, estão os temas que sustentam a concepção freireana: conscientização, revolução, diálogo, cooperação, entre outras.libras

Quando Freire fala em pedagogia, ele não está falando apenas das relações que se estabelecem na escola e na sala de aula. A sua pedagogia está relacionada a todo o contexto de opressão social e de falta de democracia. Toda educação é política, assim como toda política é educativa. Não existe neutralidade. Portanto, o seu método dialógico, problematizador, não é apenas um método ou uma teoria pedagógica, mas uma práxis que propõe a libertação da opressão que predomina na nossa sociedade.

Fonte sobre a obra de Paulo Freire: Projeto Memória.

Consulte a programação e outros detalhes sobre o Encontro.