Inscrições para o Enem irão até 5/6 – entenda como a UFLA utiliza o Exame nos processos seletivos

enem-logoOs interessados em concorrer a uma vaga na UFLA em 2016, por meio do SiSU ou do PAS, devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). Por isso, é preciso que tenham atenção ao prazo de inscrições para o Enem, que irá até esta sexta-feira (5/6/2015). A inscrição deve ser feita exclusivamente no site: http://enem.inep.gov.br/. A UFLA utiliza as notas do Enem para os processos seletivos dos cursos de graduação presenciais, seja por meio do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU), seja na terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada da UFLA (PAS).

Transferência externa, mudança interna e novo título

A realização do Enem também é essencial para estudantes interessados em mudar de curso internamente, em se transferir de outra instituição para a UFLA ou em obter um novo título. Os processos de transferência externa já utilizam, há alguns anos, as notas do Enem aplicado nos últimos cinco anos anteriores ao processo.

Houve, recentemente, mudanças para os candidatos que desejam concorrer a uma vaga para ingresso na UFLA a partir do segundo período letivo de 2016, via mudança interna de curso e obtenção de novo título (saiba mais aqui). Esses candidatos também deverão ter participado de edição do Enem realizada durante um dos 5 anos anteriores aos processos; portanto, quem não tiver participado do Enem a partir de 2011 e queira concorrer a uma vaga por meio de mudança interna de curso ou obtenção de novo título para ingresso a partir do 2º período letivo de 2016 na UFLA, deverá se inscrever para o Enem 2015.

Veja resolução do Cepe alterando as regras da mudança interna de curso e obtenção de novo título

Inscreva-se no Enem 2015

Para efetivar a inscrição no Enem 2015, é necessário pagar uma taxa de R$63,00, até o dia 10 de junho. Estudantes matriculados na rede pública que vão concluir o ensino médio em 2015estão automaticamente isentos.Candidatos que comprovarem carência, de acordo as regras do edital, poderão requerer a isenção dessa taxa.

As provas do Enem 2015 serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, com início às 13h30 e portões fechados às 13 horas. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração. No segundo dia, os inscritos terão o tempo de 5 horas e meia para a resolução das provas de linguagens, matemática e redação.

Confira aqui o Edital do Enem 2015 (PDF)

Enem e o ingresso na UFLA

A UFLA destina, aos candidatos classificados pelo SiSU, 60% das vagas dos seus cursos de graduação presenciais no primeiro semestre de cada ano e todas as vagas no segundo semestre. Quarenta por cento das vagas desses cursos, do primeiro semestre, são exclusivas para candidatos oriundos do PAS.

Com os resultados obtidos no Enem, os inscritos podem pleitear, ainda, participação em programas governamentais para a educação, como o Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e oportunidades decorrentes desses programas, como o Ciência Sem Fronteiras (CSF).

Saiba mais sobre as formas de ingresso na UFLA