Servidor do Cead apresentou trabalho em evento internacional

warlley-sahbAs experiências do Centro de Educação a Distância da UFLA (Cead) com o uso de novas tecnologias, aplicadas à educação a distância, foram apresentadas na IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, organizada pela Universidade do Minho, em Portugal. As metodologias ocorridas do uso do sistema GiAva (Gestão Inteligente de Ambientes Virtuais de Aprendizagem), utilizado pelo Cead, foram tema de artigo elaborado pelo coordenador pedagógico do Cead, Warlley Ferreira Sahb. Ele apresentou o trabalho no dia 15 de maio, por meio de teleconferência.

O artigo intitulado “Processo de Gestão Pedagógica em Cursos a Distância: Prática em uma Universidade Brasileira” relata a experiência do processo de gestão pedagógica realizado pela equipe da Coordenadoria Pedagógica do Cead nos cursos a distância oferecidos pela UFLA em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). “O foco do artigo foi mostrar não só a ferramenta, mas também o trabalho que é desenvolvido a partir do seu uso”, ressalta Warlley.

O GiAva foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Ciência da Computação (DCC), com a coordenação do professor Ahmed Esmin. O sistema busca, nos bancos de dados, informações cotidianas das disciplinas, como mensagens enviadas pelos tutores, e as concentra em um único painel. Isso já agiliza o processo de acompanhamento pedagógico do trabalho dos tutores, pois evita que o monitor entre em ambientes virtuais separadamente. Nesse painel, é possível visualizar critérios e identificar problemas, subsidiando decisões estratégicas do CEAD para as ações de formações iniciais e permanentes do pessoal envolvido na execução dos cursos a distância.

“O uso do GiAva e as suas implicações têm sido um diferencial positivo, inclusive nas visitas de avaliação dos cursos”, afirma o coordenador pedagógico do Cead. O artigo está publicado na Ata da Conferência e será disponibilizada, em breve, no site do Cead.