Processo de Avaliação Seriada (PAS): divulgados os programas das matérias e obras literárias

Processo de Avaliação Seriada UFLA PASAos candidatos que irão prestar a primeira ou a segunda etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) no final de 2015, uma novidade: a Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips) lançou os programas das matérias e as obras literárias que serão exigidas para a realização das provas. Todos os livros e os programas podem ser vistos nesta página.

Na primeira etapa, as obras literárias são: “Poemas escolhidos de Gregório de Matos” (Editora Companhia de Bolso) e “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. Já o programa das matérias pode ser visto aqui (arquivo PDF).

Para a segunda etapa, os livros definidos foram: “Melhores Poemas de Álvares de Azevedo” (org. Antonio Candido), da Editora Global; “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis; e “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. As matérias que serão cobradas nas provas da 2ª etapa do PAS estão disponíveis aqui.

Sobre o PAS

O PAS é um processo de avaliação feito em três etapas consecutivas, uma ao final de cada ano do ensino médio. É necessário que o candidato se inscreva em cada uma dessas três fases, anualmente.

Aos candidatos que fazem o PAS, são reservadas 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais oferecidas no primeiro semestre letivo. Em 2015, foram ofertadas 1305 vagas no total. Dessas, 522 vagas foram ocupadas por candidatos do PAS.

Nas duas primeiras etapas, os estudantes fazem provas de múltipla escolha e redação. Na terceira, são utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); portanto, os candidatos que farão a 3ª etapa do PAS em 2015 devem se inscrever no Enem e realizá-lo neste ano.

Os conteúdos cobrados nas fases do PAS correspondem aos seus conhecimentos adquiridos no Ensino Médio. Na primeira etapa, o conteúdo corresponde ao do primeiro ano; na segunda, dos dois primeiros anos do Ensino Médio; e na terceira, os conhecimentos do candidato referentes a todo o conteúdo do Ensino Médio são cobrados no Enem.

A pontuação geral do candidato no PAS é obtida pelo somatório das três etapas, aplicando-se o peso de 25% na pontuação da 1ª etapa; 35% na pontuação da 2ª etapa; e 40% na pontuação da 3ª etapa (Enem).

As datas de inscrições no PAS e das provas, em 2015, ainda não foram divulgadas.