Medicina Veterinária da UFLA é acreditado pelo Sistema Arcu-Sul/Mercosul

logo_mercosurO curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi reconhecido com a Acreditação de Qualidade Acadêmica Mercosul de Cursos Universitários (Arcu-Sul), no âmbito do Setor Educacional do Mercosul. O Sistema executa a avaliação e acreditação de cursos universitários, sendo gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), que no Brasil é administrado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Na UFLA, a avaliação foi realizada em setembro de 2013, por uma equipe especialmente designada para atestar a qualidade do curso. A acreditação tem validade até 18/11/2020.

Trata-se de uma garantia pública, entre os países do Mercosul, que o curso acreditado tem elevado nível acadêmico e científico, conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais. A acreditação é o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, garantindo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma.

Medicina Veterinária da UFLA ganha reconhecimento com selo de qualidade acadêmica
Medicina Veterinária da UFLA ganha reconhecimento com selo de qualidade acadêmica

Para o chefe do Departamento de Medicina Veterinária, professor Raimundo Vicente de Sousa, o sistema de acreditação serve como um mecanismo de reconhecimento dos cursos de graduação, um importante selo de qualidade. Esse selo facilita a mobilidade acadêmica, estimulando processos de avaliação e favorecendo a comparação em termos de qualidade acadêmica.

A acreditação também facilita a participação no programa Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul (Marca), com editais frequentes que chamam a atenção de estudantes da UFLA. Favorece ainda o Plano de Internacionalização da Universidade, que incentiva a interação com instituições de referência em todos os países, em especial, na América Latina e África.

Segundo o relatório “Arcu-Sul”, o curso de Medicina Veterinária da UFLA desenvolve-se com formação e criação intelectual dinâmica, de forma abrangente e integrada das áreas fundamentais da atividade universitária apresentando coerência com a missão da UFLA. “Existe um mecanismo explícito de acompanhamento e adequação dos planos, o que é verificado através da criação e atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE), órgão consultivo do colegiado de curso, e da pró-reitoria de graduação responsável pela avaliação crítica e atualização contínua do Projeto Pedagógico do Curso (PPC)… Os projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de extensão possuem estreita relação com o meio em que se inserem…”.

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras iniciou-se em 26 de agosto de 1993. Atualmente, oferece 100 vagas anuais, divididas igualmente em duas entradas semestrais.

  • Modalidade:Bacharelado
  • Titulação:Bacharel em Medicina Veterinária
  • Regime:Semestral
  • Período:Integral
  • Duração:10 semestres
  • Nº de vagas por semestre:50
  • Coordenadora:Profª. Suely de Fátima Costa
  • Telefone:(35) 3829-1740
  • E-mail:sfcosta @ dmv.ufla.br
  • Currículo Pleno

Consulte o site do curso de Medicina Veterinária

Com informações de Daniele Souza – Bolsista Ascom/DMV-UFLA