Processo seletivo complementar: Mestrado e Doutorado em Ecologia Aplicada estão com inscrições abertas

ecologia aplicadaO Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (PPGECO/UFLA) abriu processo seletivo para ingresso de novos estudantes nos níveis de mestrado e doutorado. O edital complementar PRPG/UFLA N° 005/2015 foi publicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). São 13 vagas para mestrado e 9 para doutorado. As inscrições começaram nesta segunda (25/5) e vão até  às 18h do dia 19/6 por este endereço.

Além de preencher o formulário de inscrição online, o candidato deve ficar atento aos demais documentos que precisam ser digitalizados e enviados, como o diploma de graduação, o histórico escolar da graduação, o currículo Lattes/CNPq atualizado, foto 3×4 recente e cópia de comprovante de recolhimento da taxa de inscrição. No caso de candidatos ao doutorado, há também a necessidade do envio do diploma de mestrado. A taxa de inscrição tem valor de R$ 80,00 e a guia para pagamento está disponível no endereço https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp. Os pedidos de isenção podem ser feitos de 25/5 a 1º/6.

Após encaminhar a documentação pela Internet, a cópia impressa do formulário de inscrição e dos originais postados deve ser entregue pessoalmente (ou por meio de procuração registrada em cartório) na secretaria do PPGECO (Departamento de Biologia, prédio da Ecologia Vegetal) ou enviada pelos Correios ou transportadora. Quanto ao comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, é necessário entregar o original. Nesse momento, deve-se também incluir os documentos comprobatórios do currículo, organizados e encadernados. Dos candidatos ao doutorado  é exigida a apresentação de uma proposta de pesquisa.

Requisitos para inscrição

O PPGECO atua nas áreas de Ecologia de ambientes aquáticos, Ecologia de insetos, Ecologia de mamíferos, Ecologia de populações e comunidades vegetais, Ecologia subterrânea, Conservação genética de espécies vegetais e Ecologia de paisagem.  Para concorrer ao mestrado, o interessado deve ser graduado em Ciências Biológicas ou áreas afins. Para o doutorado, além da exigência citada para graduação, solicita-se título de mestrado em Ecologia ou áreas afins.

O processo seletivo

Quem vai se candidatar ao mestrado terá a seguintes etapas do processo seletivo: prova escrita de conhecimentos em Ecologia, prova de Inglês e avaliação do Curriculum Vitae (Lattes). As provas serão realizadas em 7/7, às 8h, no prédio da Ecologia, Departamento de Biologia (DBI)

Já os interessados em cursar o doutorado pelo Programa passarão por prova de Inglês no dia 7/7, avaliação do projeto de pesquisa, defesa do projeto no dia 8/7 e avaliação do Curriculum Vitae (Lattes).

No dia 13/7 será divulgado o resultado preliminar.

Consulte o Edital para conferir todos os detalhes.