Encontro Mineiro dos Estudantes do Campo de Públicas foi realizado na UFLA – veja fotos

Nesse final de semana, estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais do campo da Administração Pública reuniram-se na UFLA. De 22 a 24, ocorreu o I Encontro Mineiro dos Estudantes do Campo de Públicas (EM Público), com palestras, workshops e mesas-redondas com gestores públicos, no Salão de Convenções; e apresentação de trabalhos, no Centro Cultural Casa das Pedras.

Durante a abertura, a coordenadora acadêmica do evento, Natália Lanfredi, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a coletividade na construção do EM Público. O coordenador do curso de Administração Pública da UFLA, professor Dênis Renato de Oliveira, considerou o momento oportuno para a discussão de avanços na área, como a diferenciação da Administração Pública da Administração empresarial, conforme Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas pelo Ministério da Educação em 2014.

O deputado estadual Fábio Cherem chamou a atenção para o Estado de Minas Gerais, que possui mais de 850 municípios. A participação de profissionais qualificados em Administração Pública, no âmbito das cidades, é essencial para o desenvolvimento da gestão municipal.

Representando o reitor, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Alcides Moino Júnior, considerou que a realização do Em Público já é um “fruto de uma gestão inovadora em Administração Pública”, área do conhecimento que vem se integrando com naturalidade à gestão da Universidade.

Entre os temas das apresentações, destacaram-se: a importância do gestor público; o movimento estudantil e o Campo de Públicas; limites, possibilidades e desafios da gestão pública em Minas Gerais; importância da atuação regional do servidor público; e atuação dos egressos no mercado de trabalho.

O evento recebeu inscrições das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), São João del Rei (UFSJ), UFLA, Universidade de Brasília e Fundação João Pinheiro. O encontro foi realizado a partir da parceria pioneira entre os cursos de Gestão Pública e Ciências do Estado, da UFMG, e de Administração Pública, da UFLA e da Fundação João Pinheiro.