UFLA recebeu visita de Laurent Toregrossa do SupAgro-Montpellier/França

Laurent em visita a uma propriedade vitícolas na região do sul de Minas

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita do professor da Instituição de Ensino e Pesquisa SupAgro-Montpellier, França, Laurent Torregrosa, também coordenador do programa Master Vinifera, que envolve seis instituições europeias de ensino e pesquisa, e mais 11 países na formação de mestres em viticultura e enologia.

Além disso, o professor Torregrosa faz parte de um projeto financiado pelo “Ciências Sem Fronteiras”, programa Pesquisador Visitante (PVE), sob a coordenação dos pesquisadores da Epamig-Caldas (Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho) e em parceria com o setor de Fisiologia Vegetal da UFLA. O grupo estuda o desenvolvimento reprodutivo da videira (Vitis vinifera), sob o manejo da dupla poda, para a produção de vinhos finos de qualidade no sudeste brasileiro.

Torregrosa esteve na UFLA durante uma semana, em especial, nos Departamentos de Agricultura (DAG) e Biologia (DBI). Em sua primeira visita na Universidade, o professor realizou diversas palestras sobre a SupAgro-Montpellier/INRA, as linhas de pesquisa desenvolvidas por ele e por seus colegas e as oportunidades de cooperação entre a Epamig, UFLA e SupAgro-Montpellier.

O professor também lecionou uma aula para os estudantes de pós-graduação do DAG, na área de Fisiologia Vegetal e Genética voltada para a viticultura. Além disso, foram realizadas visitas aos laboratórios e campos experimentais dos setores de Café, Sementes e Horticultura do DAG e do setor de Fisiologia do DBI.

Laurent ficou no Brasil por doze dias. Além da UFLA, também visitou diversas propriedades vitícolas na região e teve a oportunidade de degustar os vinhos de inverno produzidos do sul de Minas Gerais e São Paulo.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com colaboração de Frederico Novelli (concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação Agronomia/Fitotecnia sob orientação de Murilo Albuquerque e realizou o doutorado sanduíche no SupAgro – Montpellier sob co-orientação de Toregrossa).