Professores podem participar do Banco Nacional de Itens do Enade – Edição 2015 avaliará três áreas contempladas na UFLA

enadeO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep recebe inscrições de docentes interessados em compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres), para o Banco Nacional de Itens (BNI), utilizado para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2015 (Enade 2015).

A inscrição no Ceres é condição necessária para participar do processo seletivo de elaboradores e revisores de itens do Enade 2015, mesmo para os docentes que já participaram da elaboração do Enade em edições anteriores.

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao , até o dia 29/5/2015. Nesse momento, cada docente indicará a(s) área(s) para qual deseja se inscrever e o serviço para o qual quer se candidatar (elaborador ou revisor de itens).

Destaca-se que, nos termos do item 3.2 do Edital n o 05/2015 – Inep/MEC, para se cadastrar, os professores de instituições de educação superior (IES) devem comprovar exercício docente no curso de graduação da área escolhida, mediante assinatura do coordenador do respectivo curso no documento Comprovante de exercício de atividade docente no curso (Anexo V do Edital), disponível para download na página de inscrição.

Caso o docente atue em mais de um curso de graduação, poderá efetuar inscrição em mais de uma área. Nesse caso, será exigida comprovação de vínculo a cada um dos cursos, por meio de assinatura do coordenador de cada área.

Na fase de inscrição, serão exigidos os seguintes documentos:

1. Termo de Conhecimento, Compromisso e Sigilo ( download na página de inscrição)
2. Termo de Responsabilidade ( download na página de inscrição)
3. Comprovante de exercício de atividade docente no curso ( download na página de inscrição)
4. Diploma de graduação
5. Diploma de pós-graduação (se for o caso)

Nos termos da Portaria Normativa MEC nº 3, de 06 de março de 2015, neste ano serão avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia, e Turismo; dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, e Processos Gerenciais.

Confira o Edital nº 05/2015. Nele estão disponíveis informações a respeito dos valores pagos ao serviço e da metodologia de trabalho. A leitura minuciosa do Edital é imprescindível para a inscrição adequada no Ceres/BNI.

Informações: bnienade@inep.gov.br .