Centro de Inteligência em Mercados da UFLA realizou startup acadêmico

startup-cim1Contribuindo com o fomento à inovação e ao empreendedorismo na UFLA, o Centro de Inteligência em Mercados (CIM) realizou, no dia 13, o encerramento do seu primeiro Startup CIM. Os participantes, estudantes da UFLA, foram encorajados a gerar ideias, construir modelos de negócios, desenvolver protótipos e apresentá-los a uma banca avaliadora. Desde o início do semestre letivo eles vinham desenvolvendo os projetos. Na final, 20 graduandos dos cursos de Administração, Administração Pública, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia, apresentaram suas ideias de startups.

A banca avaliadora, formada pelo Coordenador do CIM, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, e pela gerente administrativa da Inbatec (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica), Raphaela Silva Ribeiro, analisou o grau de inovação, a viabilidade, o desenvolvimento e a apresentação das equipes. Desde março, os estudantes participaram de atividades como mentorias, treinamento e acompanhamento.

startup-cimA equipe com maior pontuação na final desenvolveu um aplicativo de gestão para a produção de leite. O sistema agrega informações e gera resultados que buscam agilizar a produção, auxiliando produtores, zootecnistas e veterinários na análise e tomada de decisão. Essa equipe, denominada Balde de Dados, é formada pelos estudantes Guilherme Medeiros (Agronomia), Giovanna Teixeira (Eng. Florestal), Gustavo Prado (Agronomia), Nathane Maiorano (Eng. Agrícola) e Vinícius Bizinotto (Agronomia).

O Centro de Inteligência em Mercados (CIM)

O CIM é uma organização especializada em pesquisa, treinamento e prestação de serviços relacionados às áreas de economia, contabilidade, finanças, inteligência competitiva, gestão de empresas, mercados de capitais, comercialização, estatística, marketing, negócios e cadeias produtivas. Dessa forma, o CIM busca ser referência nas áreas em que atua, propondo e cumprindo metas desafiadoras, se antecipando às mudanças do ambiente e transformando-as em oportunidades, tanto para a organização quanto para seus clientes externos.

Amanda Castro – jornalista – Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA