UFLA investe em pesquisa com veículos inteligentes e anuncia a vinda de pesquisadores visitantes

LOGO-LMTA Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem se consolidado no cenário nacional e internacional como modelo em sustentabilidade. Esse tema também tem sido amplamente discutido no contexto de veículos inteligentes e elétricos, por meio de atividades do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA). Com foco em projetos multidisciplinares e de abrangência internacional, a partir de julho deste ano, a Universidade receberá cinco pesquisadores visitantes com renomada expertise na temática.

O LMT faz parte de um amplo projeto proposto pelo professor Arthur de Miranda Neto, do Núcleo de Eletricidade e Automação (DEG/UFLA), elaborado em parceria com o Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité) e com o Laboratório Heudiasyc, da Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), ambos na França. No Brasil, o projeto conta com a colaboração de membros do Laboratório de Robótica Móvel (LRM) da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos).

Para ampliar o intercâmbio de pesquisadores com reconhecimento internacional para atuação no projeto LMT, o professor Arthur de Miranda submeteu dois projetos no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras – Pesquisador Visitante Especial e Pesquisador Colaborador no Brasil, Bolsista Jovem Talento.

Um dos parceiros no projeto é o professor Victor Hugo Etgens, da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (França) e diretor científico do Instituto Vedecom, instituição que mantém um programa multidisciplinar dedicado à pesquisa e à formação na área de mobilidade sustentável, atuando em parceria com diferentes setores da indústria e serviços e instituições de pesquisa e ensino europeus. É considerado líder em inovação nas áreas de veículos eletrificados, veículos autônomos e conectados, e novas estruturas e serviços de mobilidade e energia.

Professores Arthur de Miranda Neto e Giovanni Francisco Rabelo participam de projeto em Curitiba

O professor Victor Etgens permanecerá na UFLA 30 dias a partir de 17 de julho e, nos próximos três anos, ficará na UFLA por sete meses (não contínuos). Ele virá acompanhado da pesquisadora Andrea Martinesco.

Também fará parte da equipe o professor Vincent Frémont, da Université de Technologie de CompiègneJoint Research Laboratory Heudiasyc. Ele é um dos pesquisadores mais reconhecidos na área de sistemas multi-sensores para percepção 3D e análise de cenas dinâmicas no contexto dos veículos inteligentes.

O pesquisador Giovani Bernardes Vitor, atualmente como pesquisador da Universitè de Technologie de Compiègne, também fará parte desse time. Ele  permanecerá na UFLA por três anos a partir de 1º de julho de 2015. É membro da equipe ASER (Automatique, Systèmes Embarqués et Robotique) do Laboratório HEUDIASYC/UTC, no eixo de pesquisas veículos inteligentes . Em especial, desenvolve a função de engenheiro de Pesquisa no projeto Pretiv, desenvolvido em conjunto com a universidade de Peking (PKU-KLMP) na China, INRIA Grenoble Rhône-Alpes (e-Motion) e a companhia PSA Peugeot Citroen.

A equipe será completada pelo professor  Alessandro Victorino, do Departamento de Ciência da Computação da UTC, e membro do Laboratoire Heudiasyc UMR CNRS 7253, em Compiègne. Ele deverá permanecerá na UFLA por 30 dias, a partir de 1º de agosto de 2015, resultado de um projeto Fapemig aprovado pelo professor Bruno Barbosa – DEG/UFLA.

De acordo com o professor Arthur de Miranda, as visitas estão relacionadas com a proposta do LMT e com os projetos: “Desafios para Sistemas de Navegação Autônoma: Localização e Aspectos Legislacionais” e “Sistema de Percepção Multissensorial de Baixo Custo aplicado para Navegação Precisa e Segura de Veículos Terrestres”, ambos com apoio da Capes.

Rede de colaboração

Em abril, os professores Arthur de Miranda Neto e Giovanni Francisco Rabelo participaram de reunião em Curitiba, para discutir o desenvolvimento de um veículo autônomo elétrico, que poderá ser incluído no projeto Ecoelétrico.  O projeto é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), de Portugal.

A visita também contou com a presença do professor Victor Hugo Etgens, pesquisador visitante especial (PVE) no projeto “Desafios para Sistemas de Navegação Autônoma: Localização e Aspectos Legislacionais”, coordenado pelo prof. Arthur. A equipe também fez uma visita à Renault, em São José dos Pinhais, com potencial de futuras parcerias.