Preserva Jr recolherá óleo usado na Praça Augusto Silva, neste domingo (17)

curso-oleoO descarte incorreto do óleo usado pode contaminar a água. Para minimizar esse problema e conscientizar a população a respeito, a Preserva Jr receberá o óleo de cozinha usado por moradores de Lavras. Membros da empresa júnior estarão neste domingo (17) na Praça Dr. Augusto Silva, das 9 horas ao meio-dia para receber o material. Quem quiser contribuir deverá levar o óleo de cozinha usado em frituras, preferencialmente em garrafas PET ou de óleo, devidamente tampadas, ao estande.

O óleo para descarte pode ser utilizado, por exemplo, para a fabricação de sabão. Posteriormente, a Preserva Jr, o Núcleo de Estudos em Soluções Ambientais (Nesamb) e  a ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras promoverão um curso sobre economia e reuso de água, no qual o descarte e reuso do óleo serão abordados. Nesse curso, o óleo coletado na campanha será reaproveitado. O curso é um dos que compõem o Catálogo de Cursos de Extensão 2015 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFLA.

A Preserva Jr Projetos e Consultoria Ambiental e Sanitária é a empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA. Fundada em 2012, é composta por estudantes daquele curso, orientados pelo professor André Ribeiro. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, com fins educacionais, que atua em vários segmentos da área ambiental e sanitária.

Campanha do Agasalho

No estande, a empresa também arrecadará agasalhos para uma campanha. Quem não puder levar, mas pretende contribuir, poderá doar os agasalhos na UFLA nos seguintes pontos: sala da Preserva Jr (prédio da Engenharia Ambiental), Diretório Central dos Estudantes, Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental ou sala dos Engenheiros Sem Fronteira.