Professor Alfredo Scheid recebe o Prêmio Brasil Agrociência na abertura da Agrishow 2015

Professor Alfredo Scheid Lopes: orgulho para a UFLA
Professor Alfredo Scheid Lopes: orgulho para a UFLA e para o País. Foto Luiz Roberto Guilherme

Nessa segunda-feira (27/4), o professor emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Alfredo Scheid Lopes, recebeu mais um reconhecimento por sua contribuição para a construção e o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, em especial na área de Ciência do Solo. O professor Alfredo Scheid foi o único homenageado da edição 2015 do Prêmio Brasil Agrociência, entregue na cerimônia de abertura da Agrishow – maior feira agropecuária do País.

O prêmio foi entregue pelo vice-presidente da República, Michel Temer, juntamente com outras autoridades presentes na cerimônia: governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu; secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e presidente da Agrishow, Fábio Meirelles.

Honrado com o reconhecimento o professor destacou; “profundamente sensibilizado com essa homenagem gostaria que ela, muito mais do que representar um tributo às nossas atividades no passado, me dê forças, vontade, coragem, garra, disposição e saúde para continuar na defesa dos princípios éticos, científicos e tecnológicos nos quais acredito. Para mim essa homenagem tem um significado mais especial neste ano em que comemoramos o Ano Internacional do Solo”. O professor ainda dedicou a homenagem aos alunos, nestes mais de 50 anos de atividade na ESAL/UFLA, e ainda aos agricultores brasileiros, verdadeiros heróis no processo da produção nacional. “Vocês são a razão da minha existência profissional”, completou.

Homenagem e reconhecimento pela trajetória destacada do professor
Homenagem e reconhecimento pela trajetória destacada do professor. Foto Antônio Sérgio/Revista Cafeicultura

A premiação foi lançada na Agrishow 2014 e visa a incentivar cientistas e pesquisadores, profissionais que já demonstraram competência para a construção de uma inovadora base científica e tecnológica de produção agropecuária no mundo tropical e subtropical, que levou o País a superar enormes desafios, como a conquista do cerrado e fez do Brasil uma referência mundial na agricultura. A iniciativa tem como propósito estimular, sobretudo, estudos que sejam de efetiva aplicabilidade para a agricultura.

O professor Alfredo Scheid foi escolhido para a distinção em função de uma carreira e trajetória profissional de destaque no segmento agrícola mundial, sendo reconhecido nacional e internacionalmente como uma das maiores autoridades na área de fertilidade e manejo de solos na região tropical.

Trajetória destacada

Professor Luiz Guilherme Guimarães, professor Alfredo Scheid, ex-ministro da Agricultura, professor Alysson Paolinelli e o professor Antônio Nazareno Mendes
Professor Luiz  Roberto Guimarães, professor Alfredo Scheid, ex-ministro da Agricultura, professor Alysson Paolinelli e o professor Antônio Nazareno Mendes. Foto Antônio Sérgio/Revista Cafeicultura

O pioneirismo das pesquisas do professor Alfredo Scheid produziram conhecimentos científicos que levaram a um desenvolvimento sustentável na região dos “cerrados”, sendo que as tecnologias de manejo por ele desenvolvidas são hoje extrapoladas por vários países da América do Sul e da África.

Alfredo Scheid nasceu em Mindurí (MG), em 1937, último dos oito filhos de Antônio de Araújo Lopes e Alexandrina Scheid Lopes. Da turma de 1961 do curso de Agronomia da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje UFLA, fez o Mestrado e PhD na North Carolina State University (EUA), em 1975 e 1977, respectivamente.  Ingressou como docente da Esal em 1962, inicialmente lecionando Geologia e Mineralogia Agrícolas e Zootecnia Especial.

Posteriormente, assumiu as disciplinas de Ciências do Solo, área em que se dedicou por mais de 40 anos. Em sua trajetória profissional na ESAL/UFLA foi chefe de departamento, coordenador do curso de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas, coordenador de Pesquisas e de Extensão e professor emérito.

Foi fundador do Instituto de Química “John H. Wheelock”, que deu origem ao atual Departamento de Ciência do Solo da UFLA, sendo o seu primeiro chefe. Também foi responsável pela montagem de uma série de laboratórios de física, química e fertilidade do solo, incluindo a implementação do primeiro laboratório automatizado para análises de solos e plantas em uma escola ligada a Ciências Agrárias no País, integrante do International Soil Testing Project desde 1964. Tal laboratório, em operação até hoje, já realizou vários milhões de determinações, com grande repercussão como instrumento de extensão entre os agricultores.

Tem importantes trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, sete livros como primeiro autor, com destaque para o primeiro livro eletrônico (hypermídia-multimídia) em Ciência do Solo no Brasil (Guia de Fertilidade do Solo – Versão 3.0), duas traduções de livros, 27 capítulos de livros no Brasil e no exterior, 52 boletins técnicos, além da edição de seis livros de outros autores.

Participou de mais de 600 eventos no Brasil e ministrou dezenas de palestras no exterior, compartilhando sua experiência profissional em manejo de solos ácidos em conferências na Austrália, Filipinas, Japão, Itália, Inglaterra, Venezuela, Estados Unidos, Colômbia, Quênia, México, Bali (Indonésia), Argentina e China, tendo, ainda, realizado visitas técnicas a Universidades e Centros de Pesquisas de diversos países.

Atualmente, é consultor técnico da Associação Nacional para Difusão de Adubos em São Paulo (Anda) e pesquisador emérito do CNPq.

Agrishow
Em sua 22ª edição, a Agrishow acontece até 1º de maio no parque tecnológico localizado no km 321 da Rodovia Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. A visitação acontece diariamente das 8h às 18h.