Past e Papp 2015 – prazo para apresentação de propostas termina na quinta (30/4)

Em 20014, servidores contemplados com projetos PAST e PAFF apresnetaram os resultados no Salão de Convenções da Universidade
Em 20014, servidores contemplados com projetos PAST e PAFF, iniciados em 2011, apresentaram os resultados em sessões de pôster

Seguindo as mesmas diretrizes dos programas lançados em 2011, a Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), lançou no início de março a segunda edição do Programa de Apoio aos Setores Técnicos Administrativos (PAST) e do Programa de Apoio ao Primeiro Projeto para Professores (PAPP).

O encaminhamento de propostas deve ser feito até o dia 30 de abril e os editais podem ser conferidos no site www.proplag.ufla.br. A previsão é de que o resultado da avaliação seja divulgado no dia 22 de maio de 2015. O período de vigência dos projetos será de agosto de 2015 a julho de 2017.

Coordenado pela Proplag, os programas fazem parte da política de valorização da comunidade acadêmica, para apoiar tanto os servidores técnico-administrativos, quanto os professores, como forma de aumentar a eficiência no desenvolvimento de suas atividades e em benefício dos setores aos quais estão vinculados.

Os recursos que subsidiarão os Programas são resultado de projetos específicos apresentados pela Direção Executiva ao Ministério da Educação (MEC). Os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos, materiais permanentes e livros.

“É importante ouvir o servidor, dar a ele a oportunidade de apresentar suas próprias demandas, pois são eles quem melhor identificam os gargalos e as soluções para um melhor atendimento ao público ou a melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão”, considera o reitor, professor José Roberto Scolforo, idealizador e incentivador do Programa.

De acordo com a pró-reitora da pasta, Patrícia Maria Silva, o sucesso da edição anterior motivou a busca por recursos para dar oportunidades aos novos ingressantes, dando sequência aos projetos colocados em prática na Instituição sob a perspectiva e demanda do próprio servidor.

Critérios

As propostas para o PAPP poderão ser apresentadas individualmente até o valor de R$15.000,00, podendo ser apresentada também por grupo de professores (veja requisitos no Edital), com valores cumulativos. O PAPP é voltado a professores do quadro permanente, contratados a partir de janeiro de 2004. Os detalhes estão previstos no edital.

As propostas para o PAST deverão ter valor máximo de R$ 10.000,00, com limitação de projetos vinculados aos departamentos, setores e diretorias. Cada proposta deverá ter no mínimo três participantes servidores na equipe, sendo permitida a inclusão de funcionários terceirizados nas equipes. Os detalhes estão previstos no edital.

Avaliação positiva

Na primeira edição dos Programas, 340 docentes participaram do PAPP, com 110 projetos contemplados com equipamentos, livros, mobiliários em geral e materiais de consumo que contribuíram para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e extensão. O PAST teve a participação de 360 técnicos administrativos, em 93 projetos que também foram contemplados com equipamentos, livros, mobiliários em geral e materiais de consumo que melhoraram o ambiente de trabalho, a eficiência da atividade laboral e a qualidade de vida dos servidores.