Atleta do CRIA Lavras conquista índice para os Jogos Pan-Americanos e Pan-Americano de Atletismo Juvenil

Depois do salto que conquistou o índice para os Jogos Pan Americanos, a atleta Jennifer Nicole correr para comemorar com o treinador, professor Fernando Oliveira
Depois do salto que conquistou o índice para os Jogos Pan-Americanos, a atleta Jennifer Nicole correr para comemorar com o treinador, professor Fernando Oliveira. Foto: CBAt

Duas atletas do CRIA Lavras conseguiram os primeiros lugares na categoria Heptatlo do Campeonato Brasileiro de Atletismo Juvenil Interclubes, realizado entre os dias 24 a 26 de abril, em São Bernardo do Campo-SP. O evento é realizado anulamente, com a organização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Jennifer Nicole, 19 anos, alcançou o primeiro lugar, e ainda obteve o recorde da competição juvenil com 1,81m no salto em altura, obtendo índice para competir no Campeonato Pan-Americano, que será realizado de 10 a 26 de julho de 2015, em  Toronto – Canadá e para o Campeonato Pan-Americano de Atletismo Juvenil, de 31 de julho a 2 de agosto, em Edmonton – Canadá.

O salto para o PAN. Jennifer Nicole é a primeira atleta da UFLA a conquistar o índice, para o treinador, existem mais duas promessas. Foto: CBat

Além disso, Jennifer também participará do Campeonato Sul-Americano, no Equador, em companhia de Ingrid Ellen, 19 anos, também atleta do CRIA, queL obteve o segundo lugar em Heptatlo, no Campeonato Brasileiro de Atletismo Juvenil Interclubes.

O treinador e professor Fernando Oliveira está extasiado com os resultados obtidos pelas atletas. “Ainda fico impressionado com os resultados que já alcançamos, até mesmo, por conta das características do nosso projeto. O nosso foco sempre foi incentivar o esporte como ferramenta de inclusão, por isso, não tínhamos tanta expectativa. Mas, as meninas sempre fizeram por merecer. Com a pista nova que está sendo feita na UFLA, a expectativa é ainda maior, permitindo maiores rendimentos, com mais possibilidades”, relata o professor.

Jennifer Nicole e Ingrid Ellen, Atletas CRIA Lavras no pódio do Campeonato

Heptatlo é uma prova composta de sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros. Desde 1984, o heptatlo faz parte dos jogos olímpicos.

É válido ressaltar que todos os integrantes do CRIA Lavras, que participaram do Campeonato Brasileiro de Atletismo Juvenil Interclubes, ficaram entre os finalistas. Também tiveram bons resultados Chrystian Junior Adriano, 19, que obteve o sexto lugar no salto em altura, e oitavo no salto triplo. Sarah Carolina de Paula, 18 anos, que alcançou o sétimo lugar nos 100 metros com barreiras; Christopher de Souza, 17, quarto lugar nos 400 metros com

Christopher de Souza, quarto lugar nos 400 metros com barreira. Foto: Cbat
Christopher de Souza, quarto lugar nos 400 metros com barreira. Foto: CBAt

barreira; Pedro Oliveira (estudante da UFLA), 19 anos, quinto no decaptlo; Pâmela Simão André (estudante da UFLA), 18 anos, oitavo em salto triplo; e Althiene dos Santos, 19 anos, quinto no arremesso de peso.

De acordo com o professor Fernando, ainda há chances de outros atletas do CRIA Lavras se classificarem para o Campeonato Pan-Americano.

CRIA Lavras nos Jogos da Juventude

Nesse final de semana, de 24 a 26 de abril, a Equipe CRIA-Lavras participou dos Jogos da Juventude – JOJU, da categoria sub -17, realizado em Poços de Caldas. A cidade de Lavras foi representada por 16 atletas, com idade entre 14 e 15 anos, consagrando-se vice-campeã geral por equipes. No total, foram 18 medalhas (8 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze). Na premiação geral da competição ainda houve destaque para dois atletas do Cria: Sabrina Moreira foi premiada como a “Atleta Destaque” da competição, competindo nas provas de salto em altura (1º lugar), 400m rasos (1º lugar) e revezamento medley (2º) e o atleta Adrene Apostólico Pereira – “O Mito” foi premiado na categoria “Revelação” da competição.

No campeonato, a equipe Cria Lavras teve como treinadores os estudantes de Educação Física na UFLA Ana Carla Mariano e Pablo Domingos, que também foram agraciados com a premiação para treinadores.

CRIA Lavras

No projeto, cerca de 550 crianças e jovens de escolas públicas de Lavras e outras oito cidades da região desenvolvem atividades esportivas, especialmente nas modalidades do atletismo. Ao todo, mais de 20 mil crianças participaram do projeto, desde sua criação em 2008. Em 2012, tornou-se Centro de Descoberta de Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista ASCOM/UFLA