Estudantes espalham livros no câmpus da UFLA para incentivar a leitura – iniciativa é do Nemp

Estudantes do Nemp fazem campanha de incentivo à leitura

Caso você se depare com um livro em algum lugar do campus da UFLA, com o seguinte marcador de página “ME ABRA!” não se assuste. Você deve simplesmente seguir a esse pedido e às orientações do recado presente dentro da obra literária: “Ops…esqueci este livro. Mas já que você o achou, faça uma boa leitura e o esqueça depois”.

Essa ação integra o Projeto Social do Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial (Nenp), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os estudantes do Núcleo iniciariam a campanha nessa quinta-feira (23/4), Dia Mundial do Livro, deixando obras espalhadas por diversos lugares do câmpus universitário, com o intuito de disseminar e estimular o prazer pela leitura.

Livro deixado no câmpus: Abra, leia e depois devolva-o para outro leitor dar sequência à campanha

“Tentamos fazer um projeto social por período. Já fizemos em um colégio com crianças de até 14 anos e no asilo Lar Augusto Silva. Desta vez, a ideia surgiu de uma página do facebook chamada “Esqueça um livro”, onde o intuito é estimular a leitura. Como a maioria dos membros do núcleo adora ler, tomamos a ideia e resolvemos participar e “esquecer” livros pela UFLA”, relata o estudante de Engenharia de Alimentos e integrante do Nenp Marcelo Makoto Klein Okahayashi.

Ao finalizar a leitura, o livro deverá ser deixado novamente em algum lugar acessível da Universidade. Já são mais de cem livros distribuídos pela UFLA. Aqueles que desejam fazer doações de outras obras literárias podem procurar o Nenp, no Departamento de Engenharia de Alimentos. “Pelo nosso feedback o projeto está sendo um sucesso. No principio pensamos apenas na UFLA, mas podemos fazer pela cidade de Lavras, caso seja muito bem recebido”, relata a equipe do Nenp.

Para ajudar na divulgação do projeto, tire uma foto da obra literária que você encontrou e compartilhe nas redes sociais com as hashtags: #nenpufla #esquecaumlivro #acheiumlivro #vouesquecertambem

nemp-campanha-livroO Nenp é um grupo de estudos que trabalha na prática e desenvolvimento de novos produtos, buscando parcerias com empresas e centros tecnológicos através de projetos de extensão. O Núcleo foi criado em 2009 e atualmente conta com uma equipe de 23 membros, orientados pelos professores do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFLA João de Deus Souza Carneiro e Ana Carla Marques Pinheiro.

Curta também a página do NENP

Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/ASCOM